Líder de milícia pagou R$ 6 mil a PMs para livrar criminoso de ser preso

A quadrilha comandada por “Capitão” é alvo de 51 mandados de busca e apreensão na operação de hoje

Apontado como líder da milícia alvo da “Operação Porto Firme”, deflagrada pela Polícia Civil e Ministério Público do Rio nesta quinta-feira (09), o capitão da PM Leonardo Magalhães Gomes da Silva é acusado por pagar propina a policiais militares para livrar um criminoso de ser preso.

De acordo com as investigações, “Capitão” seria o líder de um grupo de milicianos que atua que atua na região de Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio, e entregou R$ 6 mil a policiais durante uma abordagem a um dos criminosos que compõem o grupo.  Ele é alvo de mandado de prisão e é, no momento, considerado foragido.

De acordo com o Ministério Público, existem nas investigações provas de que PMs sabiam dos crimes cometidos pela milícia. Mas, ao invés de agirem como policiais e reprimirem as ações criminosas, os PMs iam conversar com os integrantes do grupo. Isso, para o MP, leva à conclusão de que existe um grupo de policiais pagos para deixar os crimes serem cometidos sem que  o Estado os incomodasse. Por isso, “Capitão”também é acusado do crime de corrupção ativa, al[em dos crimes de tráfico de drogas e armas, homicídio, extorsão e agiotagem.

A quadrilha comandada por “Capitão” é alvo de 51 mandados de busca e apreensão na operação de hoje, comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MP do Rio em parceria com a Delegacia de Homicídios da Capital e a Corregedoria da Polícia Militar. Até agora, cinco pessoas já foram presas. 

O nome da operação é em referência à cidade mineira de Ponto Firme. É lá que nasceu Marcus Vinícius Calixto, morto pelos milicianos no ano de 2018, em Vargem Grande. Foi essa investigação que levou MP e Polícia a desmontarem a estrutura da milícia que atua na área. CNN

Por

Webjornal Oerj - O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e