Jovens no meio empresarial, por que tê-los por perto?

A economia brasileira está em fase de ascensão e muitas oportunidades estão surgindo, então é preciso capacitar os futuros profissionais. Essa tarefa só será possível com a inclusão do jovem no mercado de trabalho, para que ele ganhe experiência e, quando tiver mais idade, possa desenvolver tarefas mais complexas

A iniciativa ainda sofre resistência por parte de algumas empresas, mas essa relação pode ser bastante benéfica para ambas as partes. Todos os cargos, em qualquer área, podem ser beneficiados com a capacitação do jovem. Afinal, nele podem ser incutidos os valores nos quais sua empresa acredita. Estagiários e aprendizes têm o vigor de quem está iniciando a carreira e o ímpeto por realizar diferentes tarefas com o desejo de crescer.

Aspectos importantes para ter a galera jovem no meio empresarial:

1 – Outras perspectivas

Estamos em um momento em que as informações trafegam em segundos de um ponto a outro do globo e que as tendências mudam num piscar de olhos. Nesse contexto, é difícil imaginar que uma organização que esteja presa em fazer tudo sempre igual consiga se manter no mercado a longo prazo. Nesse ponto, entra a principal vantagem de contratar jovens para os quadros da corporação. Estagiários estão em busca de oportunidades para empregar aquilo que estão aprendendo, assim como encontrar o seu próprio método de realizar suas tarefas. As organizações que se mantêm abertas para essas perspectivas se tornam mais inovadoras.

2 – Convivência entre diferentes gerações

O que é visto como um desafio por muitas empresas pode ser, na verdade, uma vantagem, a interação entre gerações diferentes pode trazer resultados que nunca seriam obtidos de outra maneira. O mais curioso é que hoje já podemos considerar que pessoas de 20 anos são de uma geração diferente daquelas de 30. Isso porque a velocidade com que as invenções tecnológicas mudam nosso modo de viver criaram uma distância entre os próprios jovens. O conhecimento de um estudante na casa dos 20, a respeito de redes sociais e potenciais inovações pode ser somado à expertise de um profissional que já está a dez anos atuando no mercado.

3 – Disposição e energia

Pode parecer algo de menor importância, mas, em muitos casos, tudo o que uma empresa precisa para se diferenciar no mercado é o frescor que os jovens talentos oferecem por meio de sua maior disposição para encarar desafios. Profissionais que estão há muito tempo atuando num setor, podem não ter o mesmo engajamento para desbravar novos horizontes. A juventude combina de forma gloriosa com a possibilidade de grandes realizações.

4 – Formação do colaborador ideal

Os jovens talentos quase sempre chegam “crus” (sem ter trabalhado em outros lugares), o que faz com que não tenham vícios adquiridos em outras companhias e estejam suscetíveis a se moldar ao perfil organizacional. Uma pesquisa realizada por uma empresa especializada em estágios, chegou ao resultado de que 67% dos estagiários foram efetivados.

5 – Excelente relação custo e benefício

Deve ficar claro que, embora seja financeiramente interessante contratar jovens talentos como estagiários, esse não é o único motivo de sua relevância. No entanto, não se pode negar que as organizações conseguem estabelecer uma boa economia aumentando as suas equipes com estagiários. Como o estágio não é regido pela legislação CLT, não apresenta vínculo empregatício. Isso quer dizer que a contratante está isenta de obrigações de previdência e trabalhistas. A companhia deve pagar a bolsa-auxílio e seguro para o jovem, mas nãocontribui com o INSS, FGTS, décimo terceiro salário, entre outros. Mas, é sempre bom lembrar que os jovens melhor qualificados dão preferência para organizações que os valorizam, oferecendo outros benefícios, como vale-transporte e vale-refeição. Os contratos de estágio são válidos por até dois anos.

6 – Programa de estágio contribui para boa imagem empresarial

Ser reconhecida como uma organização que dá chances para jovens talentos se firmarem no mercado contribui para a construção de uma boa imagem. A sociedade entende os programas de estágio como uma forma da companhia ajudar a formar novas gerações de profissionais. Porém, é essencial que esses programas sejam pautados pela seriedade e valorização dos jovens. Vislumbrar apenas as vantagens de ter mão-de-obra sem vínculo empregatício tira pontos da sua companhia.

Cada vez mais, os estágios têm se mostrado como oportunidades para o crescimento de profissionais talentosos. O investimento em jovens talentos traz um retorno imensurável para a empresa, pois permite encontrar pessoas dispostas a aprender e que estão abertas para a cultura organizacional vigente.

Vamos valorizar os antigos funcionários, mas abrir as portas para o novo profissional é essencial para o crescimento da sua empresa.

Siga em frente e tenha m novo olhar com seu estagiário e aos que ainda não tem experiência comprovada.

Como eles irão ter experiência se não oferecermos a 1ª chance?

Ajude e com certeza você será recompensado querido empreendedor (a).

Eu Acredito em Você!

Por

leny.espinola@oestadorj.com.br

* Radialista, Fotógrafa e Palestrante Motivacional.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e