Ipem vai inspecionar todos os taxímetros em Arraial do Cabo

Primeira etapa, nas oficinas credenciadas, começa 13 de novembro. Taxa é de R$ 52,18

Print page

Os táxis de Arraial do Cabo vão passar pela inspeção do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem-RJ) neste final de ano. A primeira etapa, de atualização tarifária nas oficinas credenciadas, vai de 13 a 28 de novembro. A segunda etapa, de verificação metrológica, vai ser feita no km 10 da Rodovia General Alfredo Bruno Martins entre 27 de novembro e 1° de dezembro. A taxa (Guia de Recolhimento da União – GRU) a ser paga pelo taxista é de R$ 52,18.

De acordo com o decreto do Ipem publicado na quarta-feira (8) no Diário Oficial, os táxis de todas as placas deverão implantar taxímetros e atualizar as tarifas de acordo com a Lei 2.053, de 2 de agosto deste ano, e a Resolução 001, de 2 de outubro último, ambas do Município de Arraial do Cabo. A lista de oficinas credenciadas podem ser consultadas   no site www.ipem.rj.gov.br .

Já a verificação metrológica vai constar do teste de pista, verificação de documentos e cumprimento de determinações. O Ipem vai emitir certificado e marcar o taxímetro dos táxis aprovados.  Depois de passar pela oficina credenciada, o taxista precisa consultar o site novamente para agendar a segunda etapa e emitir a guia de recolhimento da GRU.

O taxista vai poder selecionar o dia em que fará o teste de pista. Antes do teste, o taxista terá que mostrar a Guia de Serviço da oficina credenciada onde atualizou o taxímetro. O profissional também terá que ter em mãos o comprovante de quitação da GRU e os documentos relacionados na portaria Ipem/Gapre 798/2017, disponível na internet. Ao final do processo, o Ipem vai colocar no taxímetro o lacre e o selo de “verificado até 2018”.

Por

Comentários estão fechados.