Internet 5G: Brasília será 1ª cidade a receber tecnologia nesta quarta-feira

A expectativa é que todas as capitais estejam com a tecnologia liberada até 29 de setembro

O conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, afirmou que o sinal de internet móvel 5G será implementado em Brasília nesta quarta-feira (6).

Brasília é a primeira cidade do país a receber a tecnologia “full 5G”, que é a experiência completa desse sinal. As próximas serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. A expectativa é que todas as capitais estejam com a tecnologia liberada até 29 de setembro.

Hoje, no Brasil, o 5G compartilha essa faixa de transmissão com o 4G, isso faz com que o 5G não seja pleno. A partir de quarta isso vai mudar, com uma faixa de transmissão totalmente dedicada a essa tecnologia.

Na tarde desta segunda-feira (4), o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) – grupo coordenado por Moisés Moreira e criado para cuidar da implementação do 5G no Brasil – realiza uma reunião extraordinária para discutir e formalizar a liberação do sinal.

Hoje, em algumas cidades do Brasil, utiliza-se o padrão Compartilhamento Dinâmico de Espectro (DSS, da sigla em inglês), que apesar de oferecer uma melhor qualidade, usa a frequência já existente do 4G, que é o que acontece na maioria dos países, de acordo com a Ookla, empresa responsável por analisar as métricas de desempenho de acesso à internet no mundo.

Os países que contam com a tecnologia mais avançada, chamada de 5G “standalone” (SA), “autosuficiente” ou 5G “puro”, são poucos. Esta é a tecnologia que estará disponível em Brasília a partir desta quarta-feira.

Atualmente, o país líder de velocidade 5G é a Coreia do Sul, que tem média de download de 406 megabits por segundo. A média do 4G é de 17,1 megabits por segundo.

Segundo a Opensignal, empresa também responsável por analisar conexões de internet, a maioria das redes 5G SA (5G puro) estão na China. CNN

Por

contato@oestadorj.com.br

Webjornal Oerj - O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e