Inadimplência

Qualquer empresa precisa ter venda para sobreviver, isso é um fato, mas na ânsia de querer vender cada vez mais, empreendedoras aumentam suas vendas, mas não melhoram o caixa da empresa

O mundo do empreendedorismo seria perfeito se tivéssemos muitas vendas, se todos os clientes pagassem em dia, se os fornecedores cumprissem prazos e tivessem preços justos, se nossa carga tributária fosse justa e se os funcionários fossem comprometidos e capacitados; se todos esses fatores seguissem de forma coordenada, com certeza não teríamos problemas, mas esse é o nosso desafio diário.

O grande vilão? A INADIMPLÊNCIA.

O importante é saber que não há uma receita certa para adequar vencimentos e pagamentos, mas é preciso que a empreendedora estude e entenda o seu fluxo de caixa e veja onde ela pode se comprometer financeiramente e vale anotar no caderno, na planilha de excel e adotar sistemas financeiros ou contratar plataformas com preços acessíveis, que existem muito no mercado hoje em dia.

Mas, e se o cliente não paga?

Primeiramente temos como prever este tipo de problema antes que ele aconteça: conheça o perfil do seu cliente e nunca esqueça de consultar sua documentação e não se engane pelas redes de contatos sociais, nem sempre o perfil na rede social é o da vida real. A rede social passou a enganar (também) facilmente essa análise de crédito, conversei com uma empreendedora que fechou negócio com outra pelo simples de fato de ter visto na rede social (a provável cliente) com amigas em comum e com conversas de bons empreendimentos que a fascinou e abriu um crédito que logo após tornou-se caso judicial.

Erros comuns que dificultam o recebimento:

  • Deixar de consultar previamente o cliente. Checar se o nome está limpo na praça e consultar referência com outros fornecedores;
  • Não ter contrato de serviços. Vale um e-mail com o combinado do que está sendo contratado e as condições de pagamento, preveja também condições no caso de desistência ou cancelamento;
  • Deixar de gerar a nota fiscal de serviços ou venda porque o cliente não pediu;
  • Manter a cobrança em carteira. Depósito em conta ou transferência bancária;
  • Manter uma relação pessoal na cobrança. Você empreendedora executando e cobrando (como cobrar aquela pessoa legal?).

Esgotadas as possibilidades de negociação, outra chance de receber é negativar ou protestar títulos.

Mas, preste atenção: antes de sair negativando e protestando todo mundo, pense no seu negócio. Ao tomar essa decisão provavelmente você perderá o cliente e ele sairá falando mal de você, o que pode impactar em novos clientes (mesmo que você tenha razão).

Se optar em protestar faça também com a negativação, pois nem sempre o título protestado aparecerá na consulta de proteção de crédito, o que aumenta suas chances de receber pois o cliente-devedor só vai te procurar para resolver o problema se isso estiver afetando novos créditos.

O protesto de títulos já tem sido usado por órgãos (Receita Federal, Secretarias da Fazenda Estadual e Prefeitura) e os bancos, ao analisar o crédito da pessoa física já fazem essa consulta e bloqueiam a concessão de crédito, suspendendo cartão de crédito, limite de cheque especial etc. mesmo que a dívida esteja no CNPJ da empresa.

Procure ser legal com seu cliente, sem abrir guarda para problemas futuros. Todos os tipos de negociação devem ser feitos através de contratos, recibos e qualquer outro documento por escrito. Palavras, o vento leva!

Mas esteja sempre aberto a negociar a dívida com seu cliente de forma amigável, pois em muitos casos certos gastos judiciais são enormes e o estresse termina com sua paz. Procure então analisar quais os clientes você pode atrair para uma conversa e aceitar as propostas para recebimento. Evite a fadiga. Na maioria das vezes o caminho certo é a negociação.

Procure vender e negociar sempre, mas faça sempre as consultas necessárias para evitar uma provável inadimplência. Boas vendas e bons negócios.

Eu acredito em você! 

Por

* Radialista, Fotógrafa e Palestrante Motivacional.

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