Golpes Virtuais

Navegue de forma segura e fuja dos riscos de cair em golpes na rede?

Ataques cibernéticos têm ganhado cada dia mais espaço em nosso meio. A necessidade crescente da utilização da internet propiciou um aumento considerável dos ataques. Antes centralizado nos e-mails, com a utilização do chamado phishing – termo originado do inglês (fishing), que em computação se trata de um tipo de roubo de identidade online – agora se expandiu para os aplicativos de mensagens e falsos boletos.

Os aplicativos de mensagens chegaram para facilitar e dar mais agilidade a comunicação entre as pessoas. Cada dia mais modernos, não possuem somente a função de conversa, mas atualmente é possível até mesmo fazer transferência de dinheiro entre seus usuários. No entanto, na mesma velocidade com que ele moderniza seus recursos, também atrai pessoas mal intencionadas com o objetivo de aplicar crimes. Bandidos têm feito a clonagem do aplicativo e se passando pelo dono pedido dinheiro aos contatos.

Praticamente todos os dias, vítimas diversas desses golpes procuram as delegacias de repressão a crimes cibernéticos em todo o país. Mas medidas simples podem evitar que as ações de fraudadores tenham sucesso. Porém, a maioria dos usuários não utilizam os sistemas de segurança que os próprios celulares e aplicativos disponibilizam.

  • O primeiro deles é a verificação em duas etapas.
  • Nunca reenvie nenhum tipo de código recebido para ninguém.
  • Tenha cuidado com links de promoção, a maioria deles escondem vírus que podem invadir o celular e roubar dados.
  • Em caso de impressão de boletos confira todos os dados, valor a ser pago, para onde está indo o dinheiro na hora de pagar, CNPJ; Se não bater. não pague.
  • Sempre desconfie de links com informações sobre prêmios recebidos.  
  • Desconfie de links com descontos exorbitantes, pode ser uma armadilha para o roubo de dados.
  • Sempre confirme se o site possui alguma letra diferente do original ou um número a mais. Isso também vale para e-mails recebidos de empresas.
  • Tome extremo cuidado com anexos recebidos.
  • Nunca deposite dinheiro antes de confirma pessoalmente ou por telefone com a pessoa que te pediu, pode ter havido algum tipo de clonagem e o dinheiro ir parar na mão de bandidos.  

Se as pessoas procurarem informações serão alvos menos fáceis desses criminosos. Então fique sempre atento. A internet não é mais uma questão de diversão apenas, hoje a dependência dela é muito grande. A facilidade de realizar compras, transferir dinheiro e fazer pagamentos é parte integrante das atividades que ela nos permite com grande facilidade. Porém, essa mesma facilidade pode fazer grandes vítimas se não houver muita atenção.

Por

cristiane.lopes@oestadorj.com.br

* Jornalista e especialista em Gestão Cultural. Amante da cultura e das artes.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e