Golpe promete desconto na fatura para pagamento com Pix. Entenda

Recebeu um SMS dizendo que a conta do cartão ou do celular pode ficar mais barata se for paga com Pix? Desconfie e veja como se proteger

Se você é daquelas pessoas que não pode ver uma promoção ou desconto que já fica tentada a comprar, cuidado: novos golpes estão usando isso para roubar dinheiro de vítimas por meio do Pix. O alerta foi dado em agosto de 2021 pela empresa de segurança digital Kaspersky.

Um dos esquemas funciona assim: golpistas enviam um SMS para a vítima afirmando que operadoras de cartão de crédito se uniram em uma campanha para oferecer desconto caso a fatura seja paga com Pix.

Eles não deixam ninguém em paz

Para isso, a pessoa só precisa acessar um site indicado pelos golpistas e informar dados como bandeira do cartão e os quatro últimos dígitos, CPF e o valor total da fatura. Depois, a página indica uma chave Pix que deve ser usada para o pagamento da fatura com desconto.

Assim que a vítima confirma a transferência, não tem mais volta. Os golpistas transferem o dinheiro no momento em que ele cai na conta e a pessoa termina no prejuízo.

Outro golpe parecido é o do desconto na fatura do celular. De acordo com a Kaspersky, golpistas enviam um SMS afirmando que, caso o pagamento da conta seja feito por Pix, a pessoa receberá um desconto.

Neste caso, a chave Pix já é enviada na própria mensagem, encurtando o caminho para a vítima e facilitando a vida dos golpistas.

Como se proteger desse tipo de golpe?

Quando a oferta é boa demais, é melhor desconfiar. Por isso, se você ou alguém próximo receber uma mensagem oferecendo desconto na fatura do cartão de crédito ou na do celular caso o pagamento seja feito com Pix, não faça nada: provavelmente é golpe.

Para confirmar, entre em contato com a empresa por meio dos canais oficiais de atendimento. Se a promoção for real, eles poderão confirmar. Caso contrário, é golpe.

Além disso, é importante nunca clicar em links que chegam por mensagens a não ser que você tenha absoluta certeza de que é seguro. Na dúvida, não clique.

E por que o Pix é usado nesses golpes?

Conforme as tecnologias evoluem, os golpistas também evoluem as formas de roubar dinheiro das vítimas. Foi e é assim com boleto, com cartão e, desde que foi lançado, com o Pix.

Afinal, o meio de pagamentos instantâneos é tão seguro quanto outros mais antigos, como TED e DOC. A diferença é que os golpistas acabam aproveitando as facilidades do Pix, como ser mais rápido e estar sempre disponível, para roubar o dinheiro das vítimas.

Entenda por que o Pix é seguro na nossa próxima matéria. Aguardem!

Feliz Semana e lembre-se: Eu Acredito em Você!

Por

leny.espinola@oestadorj.com.br

* Radialista, Fotógrafa e Palestrante Motivacional.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e