Fuvest recebe inscrições para o vestibular 2019 até dia 14 de setembro

A primeira fase do vestibular está marcada no dia 25 de novembro e a segunda fase será nos dias 6 e 7 de janeiro de 2019

A Fuvest abriu as inscrições para o vestibular 2019 que oferece mais de 8,4 mil vagas em cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP). As inscrições são feitas no site da Fuvest e serão encerradas às 12h de 14 de setembro. A taxa de inscrição custa R$ 170 e deverá ser paga por boleto bancário, em bancos ou pela internet, até o dia 18 de setembro.

O vestibular vai selecionar alunos para 8.362 vagas na USP. Além dessas, a universidade também oferece 2.782 vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado aos candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A primeira fase do vestibular está marcada no dia 25 de novembro e a segunda fase será nos dias 6 e 7 de janeiro de 2019. Para segunda fase, serão convocados quatro candidatos por vaga, antes eram três, e haverá apenas dois dias de prova, eliminando a tradicional prova de conhecimentos gerais. Até o ano passado, eram três dias de prova durante a segunda fase.

A partir do vestibular Fuvest 2019, todos os candidatos farão apenas duas provas na segunda fase: a de português e redação, que continuam iguais aos vestibulares anteriores, e a de disciplinas específicas, que são aquelas exigidas pela carreira escolhida. Na prova específica, o número de disciplinas requeridas passou de duas a três para duas a quatro, a critério de cada unidade da USP.

Outra novidade desta edição será o sistema de reconhecimento facial. Portanto, a Fuvest alertou que, como já ocorre com os dispositivos eletrônicos, gorros, chapéus e outros itens semelhantes não poderão ser utilizados durante a realização da prova.

Com as ações afirmativas para estudantes vindos de escolas públicas e que são pretos, pardos ou indígenas, os candidatos apenas concorrerão com pessoas de sua modalidade, o que, segundo explicou a Fuvest, provavelmente levará a até três notas de corte para mesma carreira, dependendo da demanda.

As inscrições deste ano ocorrem por modalidades de vagas já a partir da primeira fase do vestibular. Ao escolher o curso, o vestibulando terá três opções: Ampla Concorrência (AC), Ação Afirmativa Escola Pública (EP) e Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI).

Do total de vagas oferecidas pela Fuvest, 6.132 serão reservadas para candidatos na modalidade ampla concorrência; 1.471 vagas para candidatos de escolas públicas; e 759 para pretos, pardos e indígenas.

Por

Webjornal O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e