Fim de semana de maratona de samba

Durante quatro dias deste fim de semana, o mundo do samba vive uma verdadeira maratona de finais de disputa de samba-enredo. Nada mais do que sete das 13 agremiações do grupo especial do Rio de Janeiro escolherão suas trilhas sonoras do desfile.

A maratona começou na quinta-feira, quando a Beija Flor fez a escolha para o enredo “Se essa rua fosse minha”. A disputa, muito equilibrada entre os três finalistas, acabou consagrando a obra dos compositores Magal Clareou, Júlio Assis, Diogo Rosa, Thiago Moraes, Jean Costa e Dario Junior.

Na madrugada de sexta feira para sábado , a corrida prosseguiu com a decisão entre os três finalistas do Salgueiro. Na Portela, também três composições disputaram a primazia de serem cantadas na avenida no próximo ano.

Hoje, sábado, mais três escolas escolhem seus hinos. A Mangueira decide entre três finalistas quem vencerá para cantar o enredo “A verdade vos libertará”, que faz uma releitura sobre a vida de Jesus Cristo.

A Estácio de Sá, recém promovida ao grupo especial também faz a sua final, com três composições disputando o enredo “Pedra”.

A União da Ilha do Governador contará na avenida “Nas encruzilhadas da vida, entre becos, ruas e vielas, está lançada a sorte: salve-se quem puder”. A escola inovou este ano, não entregou sinopse e deu total liberdade aos compositores para criar sobre o tema. Hoje, saberemos se a medida alcançou o resultado esperado.

Finalmente, no domingo, a partir das 17 horas, a Unidos da Tijuca apresenta o seu samba-enredo, cercada de expectativa. A azul e amarela tijucana não fez concurso e encomendou seu hino aos consagrados Dudu Nobre e Jorge Aragão, para o enredo “Onde moram os sonhos”, de autoria do festejado Paulo Barros, que abordará o tema da arquitetura e urbanismo.

Enfim, há sambas para todos os gostos, espalhados por toda a cidade. Quem tiver disposição e resistência, é só enfrentar a maratona.

Por

amilton.cordeiro@oestadorj.com.br

Jornalista, pesquisador de samba e compositor.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e