Filme “Espero Tua (Re) Volta” recebe prêmio da AI e da Paz em Berlim

O filme brasileiro “Espero Tua (Te) volta”, da diretora Eliza Capai, conquistou nesse sábado (16) o prêmio da Anistia Internacional (AI) e o da Paz no Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale) com um longa que defende a educação igualitária.

O filme, exibido na mostra Generation, fala sobre as ocupações de estudantes de 2015, quando garotos e garotas ocuparam escolas de São Paulo para exigir educação e expõe a “repressão sofrida por estudantes que tratam de defender o acesso à educação livre”, destacou o júri da AI, enquanto Eliza recebia o prêmio, emocionada, como um convite a “seguir lutando por esse direito básico”.

“Imaginem que seus filhos saem às ruas porque o governo quer fechar as escolas e são recebidos com bombas de gás lacrimogêneo e porradas”, apontou a atriz austríaca Feo Aladag, do júri da AI, ao entregar o prêmio.

O filme de Eliza recebeu, além disso, o Prêmio da Paz, que é dado pela Fundação Heinrich Böll, como expoente do cinema comprometido com a coragem cívica, segundo a argumentação do júri.

Ambas distinções, a da AI e a da Paz, fazem parte dos prêmios dos júris independentes antes da cerimônia de entrega dos Ursos de Ouro.

Os prêmios oficiais serão entregues hoje no Berlinale Palast pelo júri presidido pela atriz francesa Juliette Binoche, com o diretor chileno Sebastián Lelio entre os membros.

Por

Webjornal O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e