Estamos no meio do ciclo… ainda dá tempo!

Finalmente a onda de frio chegou ao Sudeste. Desde quarta-feira à noite fortes ventos e chuvas, além da baixa na temperatura causam alegria a boa parte da população. O inverno no país normalmente é brando e as vezes até com muito calor, então o que esperar dessa onda de frio que parece que está chegando essa semana?

Bem, eu não sei. Só sei que hoje a noite está gostosa e agradável. Enquanto escrevo essa coluna bebo um chocolate bem quentinho e uma torrada para acompanhar. Me recupero de uma forte gripe que fazia anos que eu não tinha. O fato é que o friozinho no inverno é esperado por muita gente e pelos mais variados motivos.

Para mim, o friozinho que dizer momento de equilíbrio. Sou uma pessoa do calor, do verão. Adoro a temperatura elevada, mas não posso negar que de vez em quando uma queda ajuda muito a equilibrar o corpo e o espírito. É como se a energia fosse armazenada e a leveza e relaxamento pudessem estar presente mesmo que em um curto espaço de tempo nesse época.

Chegar em casa, tomar um banho e poder vestir uma roupa mais quentinha e ficar debaixo da coberta assistindo à TV é muito bom. Namorar então, nem se fala! A vida é feita de momentos e estações. O brasileiro infelizmente dependendo do lugar que mora não consegue curtir as quatro estações em sua plenitude. Uma pena, pois precisamos delas para manter nossas vidas saudáveis.

Como disse, sou fã do verão que traz alegria, liberdade e leveza. Mas precisamos depois desse desprendimento todo de um período para repor as energias e se preparar para um momento mais intimo e pessoal que é o inverno. É entre esse espaço que temos o outono, hora de trocar nossas alegrias e frustrações com os nossos “sonhos de uma noite de verão” (como diria Shakespeare, ou melhor, ele escreveu) por uma espécie de recarga de energia para que continuemos nossa trajetória e quem sabe atingir nossos objetivos traçados lá atrás, no ano passado, lembra das promessas? Pois é, é isso mesmo. Precisamos ter o entendimento das etapas que o universo organiza e saber como e quando usá-las.

Depois dessa onda de frio que serve para nos elevar e aproximar mais uns dos outros, de compreendermos o significado da palavra amor e suas possibilidades, estaremos prontos para uma nova etapa. É como se tivéssemos passado no teste e agora estamos aptos ao próximo ato.

A primavera é a estação do ano que nos dá a sensação de que nossa casca está pronta para ficar para trás e podemos seguir em frente para mais um ciclo. Onde as flores estão mais lindas e tudo e a natureza está mais bela. Gilberto Gil, tempos atrás, foi muito feliz quando disse em uma de suas canções o seguinte – “Quem dera pudesse todo homem compreender, oh, mãe, quem dera ser o verão o apogeu da primavera e só por ela ser” – É exatamente isso. A primavera é o inicio da vida, da liberdade, da leveza e felicidade.

Quando ouvi essa música pela primeira vez (e como faz tempo) percebi exatamente isso e pude me entendi melhor. Minha mudança natural nesse período já tinha a motivação. Mais uma citação que nos fará entender ainda mais a importância dos ciclos vem de Beto Guedes – ” Quando entrar setembro e a boa nova andar noa campos” – Daí percebo que quando estamos na estação das flores é como se tudo que carregamos até então se desprendesse com uma leve brisa e nos deixasse aptos e preparados para o novo. Estamos vivos! E recomeçar o ciclo é questão de tempo.

Iniciamos a trajetória até seu apogeu, onde damos o que conseguimos absorver ao longo do ano em várias formas. Estamos no meio do ano e no meio do processo. Ainda dá tempo de rever conceitos e escolhas e fazer ao final de tudo valer a pena. Meu chocolate acabou e depois de escrever essas linhas me deu uma vontade de beber outra caneca. Vou lá fazer outro. Nos vemos em breve.

Por

Jornalista e comentarista esportivo. Moro em Niterói há 22 anos. Fã de cultura e esportes. Ex-editor em jornais na cidade do Rio de Janeiro. Atualmente me dedico à interatividade cultural. Acredito na importância da divulgação por todos os meios da cultura nesse país.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e