Esquema bolsonarista de fake news é revelado por jornalista, e foi ameaçado de morte

A plataforma de troca de mensagens é conhecida por não exigir qualquer tipo de identificação de seus usuários

O jornalista Lucas Neiva, do Congresso em Foco, recebeu ameaças de morte e teve seus dados pessoais vazados após divulgar esquema de fake news pró-Bolsonaro. 

O repórter denunciou a existência de um fórum anônimo para produzir desinformação que favorecesse o presidente Jair Bolsonaro.

Depois das ameaças pessoais, o portal também foi alvo de ataques cibernéticos. 

“Parece que alguém vai amanhecer morto”, escreveu um dos usuários.

“Eu ri do jornalista esfaqueado em Brasília e queria que acontecesse mais”, acrescentou outro no site 1500chan, o mais ativo imageboard brasileiro.

As ameaças foram registradas por Neiva na 9ª Delegacia de Polícia de Brasília.

A plataforma de troca de mensagens é conhecida por não exigir qualquer tipo de identificação de seus usuários. O Fórum também não restringe o conteúdo veiculado e é comum haver propaganda de extrema-direita, divulgação de conteúdo racista e antissemita e a disseminação de teorias da conspiração.

A denúncia feita pelo jornalista revelou que usuários da plataforma se propõe a pagar com recursos próprios a criação de conteúdo eleitoral em favor de Jair Bolsonaro. Na publicação ainda constam instruções para fazer com que o conteúdo se torne viral.

Outras mensagens contra a imprensa também são encontradas no fórum. 

“Fui o autor do blog Big Bosta Brasil 2022, e não vou parar com a distribuição de ódio. Todo jornalista deve ser estripado e afogado em seu próprio sangue enquanto todas as mulheres de sua família serem estupradas e mortas com requintes de crueldade. Jornalista tem mais é que ser arremessado ao mar com as mãos atadas nas costas”, disse um dos usuários. 

Este não é o único imageboard brasileiro, outros sites também oferecem plataformas similares. Dois outros sites já haviam sido derrubados anteriormente no País, no entanto, novas plataformas continuam aparecendo. 

*Informações da CartaCapital

Por

contato@oestadorj.com.br

Webjornal Oerj - O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e