Especial Espaguetes da Itália: Espaguete a Putanesca

A origem dessa receita nasce entre a região do Lazio e Campanha. Não se sabe ao certo como foi criada e quem a criou, pois existe muita fantasia e história em torno da origem do prato. É um tradicional da cozinha italiana, simples de preparar e saboroso da experimentar.

Dificuldade: fácil
Preparação: 30 min

Ingredientes para 2 pessoas

80g de filé de anchova – 200g de massa de espaguete – 400g de tomate pelado 2 dentes de alho de alho – 40g de alcaparra – 50g de azeitonas pretas – 1 pimenta calabresa – 5 folhas de manjericão – 40g de queijo parmesão – Sal a gosto

Preparação

Corte as azeitonas em rodelas e pique o alho em cubos pequenos. Desfolhe o manjericão e reserve duas folhas para decorar. Lave as alcaparras para tirar o excesso de sal.
Coloque uma panela média com 2⁄3 de água para ferver com 1 colher de sopa de sal. Adicione o macarrão e deixe cozinhar por 8 minutos, mexendo às vezes.
Em uma frigideira em fogo médio, aqueça um fio de azeite e refogue o alho até dourar.
Adicione o tomate sem pele, a anchova, o manjericão picado, as alcaparras, as azeitonas e a pimenta calabresa picada. Misture e deixe ferver por cerca de 2 minutos. Misture o molho com o macarrão já cozido “al dente”.
Com o auxílio de um garfo, enrole o espaguete à Putanesca, apoiando-o sobre uma colher grande. Passe para o prato e decore com uma folha de manjericão. Sirva o queijo parmesão à parte.

Por

Andréia Nakasato, jornalista e fotografa no Brasil. Moro na Itália há 7 anos. País que me apaixonei pela cultura, pela língua e paisagens. Colaborei com alguns jornais locais da região. Amo meus filhos, cinema, vinho e gastronomia.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e