Eficácia na Gestão

A liderança pode ser vista como uma função gerencial e primordial, pois ela é uma interação pessoal

A eficácia na gerência prevê a capacidade do dirigente em conceber futuros alternativos, estabelecendo transações ambientais. É o pensar estratégico, a utilização de análises racionais e métodos intuitivos; é lidar com o incerto e o imprevisto.

A liderança pode ser vista como uma função gerencial e primordial, pois ela é uma interação pessoal – um indivíduo influencia outros a se comprometerem com a busca de objetivos comuns. Logo, está ligada também com a eficácia.

O gestor deverá adquirir a capacidade de tratar o comportamento administrativo não só nos aspectos formais ou do ponto de vista social e político, mas também nos aspectos de motivação individual e das condições de trabalho. Deve aprender a comprometer indivíduos com a ação cooperativa e com a inovação lidando diariamente com conflitos, acomodação, pessimismo, frustrações, dentre outros fatores intrínsecos na vida de grupos.

Por

* Cientista Social, Pesquisador e Consultor de Desenvolvimento Humano e Empresarial. Especilizações em Psicologia Social, Análise Transacional, Administração Mercadológica, Psicodrama e Dinâmica de Grupo. Autor de livro e de programas de treinamento comportamental, com reconhecimento científico a nível nacional.

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