Cuidados ao comprar um apartamento na planta

De forma geral, no entanto, esse tipo de negociação tem várias vantagens

Quem quer comprar apartamento na planta, sabe que esse é um empreendimento que exige paciência e tempo. Isso, porque o imóvel ainda não está finalizado e a mudança para o apartamento novo depende de como a construtora trabalha com o prazo previamente estipulado.

De forma geral, no entanto, esse tipo de negociação tem várias vantagens. Na planta, os apartamentos podem ser entre 20 e 30% mais baratos, além de terem taxas condominiais mais em conta. Outro benefício é a valorização do imóvel quando pronto – que pode ser de até 50% do valor pago na planta.

Você está considerando realizar esse empreendimento, mas não sabe quais os cuidados precisa tomar? Nós fizemos uma lista com as principais dicas para você!

Antes de tudo, veja como andam as suas finanças

Comprar um apê requer muita atenção, seja ele na planta ou não. São empreendimentos bem caros, por isso, antes de entrar em qualquer negócio, é muito importante analisar como andam as suas finanças.

Sabendo quais os seus ganhos e as suas principais despesas, você consegue mensurar, mais ou menos, qual o valor que você conseguiria pagar em um apartamento. Também consegue definir como vai arcar com o compromisso, se por financiamento ou empréstimo, por exemplo.

Concentre a sua atenção

Se você não tem renda para investir em um apê de R$ 500 mil, então, nem precisa perder tempo vendo esses tipos de imóvel, não é mesmo?

Foque a sua atenção nos imóveis que são mais palpáveis, naqueles que você, de fato, conseguiria pagar.

Pesquise sobre a construtora

Um dos problemas mais frequentes de quem compra um apartamento na planta é a demora com a entrega. Muitas construtoras apresentam um cronograma bem definido, mas demoram muito para entregar os imóveis.

Isso é bem comum, até porque, se toda obra pequena pode ter imprevistos, imagine as grandes. No entanto, se for um problema recorrente, repense a empresa que você quer contratar.

Procure a reputação da construtora

Uma dica valiosa é procurar a reputação da construtora na internet. Não confie apenas no corretor, procure saber, nos diversos fóruns e postagens nas redes sociais, qual a verdadeira fama da construtora.

Procure saber se imóveis dela foram entregues no prazo, se já tiveram problemas estruturais, como rachaduras e trincas, por exemplo.

Também pesquise se a empresa tem problemas na Justiça e nos órgãos de defesa ao consumidor, como o Procon.

Exija aos documentos

Todo empreendimento imobiliário requer, por lei, uma série de documentos, como a prova de propriedade do terreno, a autorização da prefeitura para a realização da obra, entre outros. Quando você visitar o estande da obra, peça para ver esses documentos.

Se a empresa for idônea, ela vai apresentar, instantaneamente, esses documentos. Se o corretor disser que ainda não possui nada do gênero, não perca o seu tempo, muito menos o seu dinheiro.

Visite as obras e conheça a região do imóvel

Essa dica é dois em um. Quando você visita as obras do prédio, obviamente acaba conhecendo a região em que o empreendimento se encontra. Isso é de extrema importância porque é com esta espécie de vistoria que você vai conseguir mensurar se o projeto arquitetônico apresentado condiz com a realidade.

Além disso, você também vai conseguir verificar se há problemas de infraestrutura na região do seu imóvel. É sempre recomendado conversar com as pessoas da região e ir se ambientando.

Parece besteira, mas muita gente só visita a obra quando ela já está sendo finalizada e aí a surpresas desagradáveis podem ser grandes.

Registre em cartório

Quando estamos fazendo a compra de um apartamento, temos que regularizar a situação junto ao cartório. Documentos como o registro do imóvel, a escritura da casa e diversos impostos devem ser regularizados.

Guarde toda a documentação

Tudo o que for acordado entre você, a incorporadora e a construtora deve ser guardado com muito cuidado. De preferência, faça algumas cópias desses documentos para que você não corra nenhum risco no futuro.

Em qualquer eventualidade, você tem essas garantias dos acordos que foram firmados. Guarde também as propagandas e os folders que parecem informais, mas também são um conjunto de informações valiosos para qualquer problema futuro que você possa enfrentar.

Agora que você sabe os principais cuidados que precisa ter para comprar um apartamento na planta, pode começar a procurar o novo cantinho para chamar de seu.

Por

Webjornal O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e