O ano do Cruzeiro em 2019 foi um ano para se esquecer. A poucas rodadas do fim, o time patina no Brasileirão e tem risco de mais de 20% de rebaixamento para a série B.
Lembrando que Cruzeiro, São Paulo, Santos e Flamengo são os únicos times do futebol brasileiro que nunca foram rebaixados.
O Cruzeiro também perdeu, nesse ano, outro recorde que tinha em campeonatos de pontos corridos: era o time que mais havia feito gols. Mas perdeu o posto para o Santos. Antes do início do Brasileirão, a vantagem do Cruzeiro era de dois gols a mais que o Santos, que agora ostenta o primeiro lugar.
O Cruzeiro também perdeu para o time santista em número de pontos somados. O time mineiro era vice-líder nessa categoria, mas agora ocupa o terceiro lugar. O líder absoluto nessa categoria é o São Paulo.
O excelente aproveitamento do Flamengo no Campeonato Brasileiro de 2019 fez com que o Cruzeiro perdesse o posto de melhor aproveitamento, já que o Flamengo tem, até o momento, aproveitamento de mais de 80% dos pontos disputados, porcentagem maior do que a que o Cruzeiro tinha do campeonato de 2003, quando foi campeão.
O Cruzeiro em 2019 estabeleceu recorde de empates, sobretudo como mandante. Dos 14 pontos obtidos em empate, 7 foram em casa.
Retrospectiva de 2019
O ano não foi bom, mas começou animador para o Cruzeiro.
Afinal, o time iria disputar o Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro.
Se o time não foi recheado de estrelas, esperava-se um desempenho melhor do elenco.
Campeonato Mineiro
Na fase classificatória, o rival Atlético terminou como líder e três pontos a mais que o Cruzeiro. Em seguida, ocorreram as etapas decisivas. O Cruzeiro venceu o Atlético por 2×1 na primeira partida e empatou em 1×1 na segunda, sagrando-se Campeão Mineiro de 2019.
Infelizmente os campeonatos regionais apresentam pouca importância para o torcedor, sobretudo o cruzeirense, que almejava títulos de maior expressão no ano.
Libertadores
O Cruzeiro classificou-se em primeiro lugar na fase de grupos, em um grupo com Emelec, Deportivo Lara e Huracán. O torcedor ficou bastante animado com o desempenho da equipe na primeira fase do torneio continental.
Nas oitavas de final, o time caiu com o River Plate, da Argentina, time esse que está na final da Libertadores com o Flamengo.
No agregado, os placares terminaram empatados e a decisão foi para os pênaltis. Para tristeza da torcida mineira, o Cruzeiro foi eliminado e o River Plate seguiu na competição.
Copa do Brasil
O time do Cruzeiro iniciou a Copa do Brasil já nas oitavas-de-final contra o Fluminense, do Rio de Janeiro.
O time novamente ficou em placares empatados e seguiu para disputas de penalidades. Desta vez, o time sagrou-se vencedor e seguiu adiante no torneio, para enfrentar seu rival, o Atlético.
No primeiro jogo contra o Atlético, o time fez um placar arrasador de 3×0, o que garantiu tranquilidade para o jogo de volta.
No jogo de volta, o Atlético abriu 2×0 e até chegou a ameaçar a classificação cruzeirense. Porém o Cruzeiro seguiu na competição.
Desta vez, o confronto seria contra o Internacional de Porto Alegre. Já na primeira partida, o Internacional venceu o Cruzeiro, jogando no Mineirão e confirmou sua classificação com sonoros 3×0 no Beira-Rio.
Com isso, o Cruzeiro se despedia da Copa do Brasil e só teria agora o Brasileiro para se concentrar.
Campeonato Brasileiro
O time cruzeirense iniciou o campeonato brasileiro já perdendo na primeira rodada para o Flamengo, demonstrando que esse não seria um campeonato fácil para o time de Minas Gerais.
O Cruzeiro teve alguns bons momentos no campeonato, como por exemplo, nas vitórias contra o Santos e São Paulo.
Mas empatou muitas partidas e perdeu algumas, em casa, para times na zona do rebaixamento, como por exemplo no 2×1 para Chapecoense no estádio da Independência.
O rival Atlético também venceu o Cruzeiro na 13º rodada.
O aproveitamento do Cruzeiro no Brasileirão é de 45,83%, o pior desempenho até agora no campeonato de pontos corridos.
O time ainda luta para escapar do rebaixamento e tem alguns poucos pontos para escapar de vez da degola.
Resta ver como o ano de 2019 vai efetivamente terminar para o Cruzeiro, se na série A ou B.