Cresce o número de empreendedoras no Brasil

A veia empreendedora feminina sempre esteve presente em todos os lugares do mundo, mas ela cresceu demais no Brasil nos últimos doze anos

De acordo com uma pesquisa do SEBRAE e do DIEESE, o número de mulheres empreendedoras nesse período aumentou 21% no país (enquanto o crescimento masculino nessa área foi de 9% no mesmo intervalo de tempo). O mesmo levantamento, chamado Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas, apontou algumas características do empreendedorismo feminino, citamos:

Elas dão mais atenção aos clientes;
Investem mais em capacitação;
Conciliam melhor suas obrigações pessoais e profissionais;
Buscam um horário de trabalho mais flexível.

Dentre tantos exemplos, escolhemos dez empreendedoras de sucesso no Brasil e no exterior que comprovam toda a maestria e capacidade femininas também nessa área:

Helena Rizzo: eleita a melhor chef feminina do mundo pelo Prêmio Veuve Clicquot, ela é dona de restaurantes. Helena também participa de eventos pelo Brasil afora para falar de suas experiências.

Zica Assis: fundadora de um instituto de beleza que tem como carro-chefe os cuidados com cabelos crespos e ondulados, foi considerada pela Forbes uma das dez mulheres de negócios mais poderosas do Brasil. Emprega cerca de 1.700 funcionários por mês e tem cerca de 30% de crescimento por ano.

Viviane Senna: irmã de um dos grandes ídolos dos brasileiros, é responsável por manter vivo o legado do piloto Ayrton Senna. É reconhecida mundialmente pelo apoio a programas sociais a crianças carentes.

Regina Jordão: fundadora de um instituto de depilação, criado em 1996. A rede está entre as maiores franquias do Brasil por conta da visão da empreendedora que descobriu um nicho carente no mercado.

Ana Lúcia Fontes: iniciou sua trajetória com um blog. Hoje, milhares de mulheres empreendedoras trocam experiências sobre como iniciar um negócio, através da plataforma idealizada por ela.

Camila Achutti: destaque em uma área dominada por homens (a de Tecnologia da Informação), e fundadora de um blog que conecta e estimula mais mulheres a entrar na área. Passou uma temporada na sede do Google. Tudo isso com apenas 22 anos.

Regina Tchelly: moradora do Morro da Babilônia (na Zona Sul do Rio de Janeiro). Fundou uma oficina que produz e incentiva o comércio de alimentos saudáveis na comunidade. Ela mesma faz oficinas e incentiva a criação de hortas no local.

Barbe-Nicole Ponsardin: esposa de François Clicquot. Ela interessou-se pela fábrica especializada em serviços bancários, comércio de lã e fabricação de bebidas do marido. Quando ele morreu, assumiu a marca e focou na fabricação de champanhe, hoje reconhecida mundialmente.

Mary Kay Ash: dona da fábrica de cosméticos que leva seu nome e começou com capital inicial de US$ 5 mil dólares e uma sala de 46 m². Hoje, tem dois milhões de clientes espalhadas em trinta e cinco países.

Marie Curie: vencedora do Nobel em duas categorias diferentes (Física e Química), brilhou em áreas dominadas por homens e tornou-se catedrática da renomada Universidade de Paris.

Essas mulheres tiveram e tem um espírito guerreiro e uma alma empreendedora e jamais deixaram que as lutas apagassem seus objetivos, pelo contrário, elas superaram as dificuldades e hoje contam histórias de um negócio pleno que lhes rendem um bom fruto financeiro, capacitação pessoal e de pessoal que é muito importante dentro de um mercado empresarial.

Investir em si próprio é muito importante, mas investir em seus funcionários e em seus parceiros geram frutos de humanidade e prosperidade para todos (empregado, empregador e associados).

Siga em frente com seus projetos. Não desanime e nem desista de colocá-los em prática. Se essas mulheres citadas na matéria conseguiram e ainda conseguem vencer, imagina você?!

Você pode conquistar muito mais e irá fazer parte deste crescimento empresarial.

Eu acredito em você!

Por

* Radialista, Fotógrafa e Palestrante Motivacional.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e