Consumidores Digitais

Foi-se o tempo em que era necessário o deslocamento das pessoas para encontrar algo para comprar. Mas em uma sociedade moderna e regada a tecnologia, as compras saltam aos olhos a cada visualização. Cada clique segue-se uma enxurrada de publicidade pela nossa estrada na internet.

As compras digitais já eram tendência crescente, mas com o isolamento social devido a pandemia houve um salto no segmento e-commerce de quase 400% apenas no Brasil. Segundo a ABCOMM – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, de março a junho de 2020 foram criadas cerca de 135 mil lojas online.

Ainda segundo a ABCOMM, os segmentos que tiveram maior alta foram os de calçados(99,44%), bebidas(78,90%), eletrodomésticos(49,29%), autopeças((46,64%), artigos esportivos(27,75%), móveis e decoração(23,61%) e moda(18,38%). As compras via whatsapp, entregas de restaurantes e supermercados também contribuiriam fortemente para o aumento das vendas.

Com um leque maior de opções online, apesar da comodidade, é importante tomar mais cuidado para ter compras seguras. Enquanto a tecnologia se expande, bandidos se sofisticam e seguem à espreita para roubar dados e aplicar golpes.

Antes de comprar pela primeira vez, procure informações sobre a loja: comentários e avaliações ajudam bastante!

Nunca forneça senhas de cartões de crédito ou débitos a pessoas, esses dados nunca são solicitados em compras online. Hoje é possível criar um cartão virtual temporário junto a seu banco, assim os dados do cartão não ficam armazenados aumentando a segurança nas compras.

Ao comprar via aplicativo, sempre certifique-se de que o mesmo é oficial da loja.

Nunca utilize Wi-Fi públicas para realizar compras online, o risco de roubo de dados aumenta nesses casos.

Os hábitos mudaram, a forma de comprar mudou. Acredito que mesmo na pós-pandemia a herança dessa nova maneira de comprar seguirá presente em nosso dia a dia. A pandemia tem nos transformado cada dia mais em consumidores digitais, cada dia mais apegados à praticidade dos produtos que chegam ao nosso lar com apenas um clique.

Por

* Jornalista e especialista em Gestão Cultural. Amante da cultura e das artes.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e