Conhecendo uma amostra do Cinema feito em Portugal

Algumas das produções do cineasta José Miguel Ribeiro, representaram o cinema português durante o Portugal 360, evento que aconteceu no início do mês passado na cidade do Rio de Janeiro, RJ

Com foco na cultura e turismo, a segunda edição do Portugal 360, além de palestras e workshops dos mais variados, que falavam das belezas e das vantagens de visitar as terras portuguesas, também trouxe para o Brasil um pouco do cinema português através das lentes de José Miguel Ribeiro.

Foto: Anny Lucard

Realizando sessões em horários diversos durante o evento, o público que esteve no Portugal 360 teve a chance única de assistir a produções do cineasta conhecido por suas animações, como o curta ‘A Suspeita’, uma animação em stop motion que mostra o talento peculiar de José Miguel Ribeiro para filmes usando a técnica.

‘A Suspeita’ é um thriller em curta-metragem que mostra um passageiro em um trem que vive a suspeita de ter um assassino a bordo.

Também foram exibidos alguns dramas animados do cineasta que incluiu uma outra animação usando a mesma técnica em stop motion, o curta ‘Passeio de Domingo’. Porém a paixão de José Miguel Ribeiro pelo stop motion é tão evidente que até no filme ‘Papel de Natal’ o cineasta mescla a técnica, com cenas em live action.

No entanto, o cinema português não foi só destaque nas exibições de filmes, palestras como a ministrada por Manuel Claro e Inês Queiroz da Portugal Film Commission, abordaram o trabalho e parcerias de profissionais portugueses na área, junto a outros país. O tipo de parceria que ajuda não só na economia local, mas no turismo e, por isso, há interesse em novos parceiros ao redor do mundo. Incentivos e belas locações não faltam.

O Portugal 360 é um evento que promete não só trazer um pouco da cultura portuguesa para o Rio de Janeiro anualmente, mas mostrar um pouco do cinema português para os cinéfilos brasileiros.

Por

Ex-repórter redatora da editoria de Cultura do webjornal O Estado RJ, atualmente colunista (Curtindo Adoidado).

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e