Confecção 4.0, alta tecnologia aplicada à costura

Medidas perfeitas e peças personalizadas, a tecnologia está transformando o setor têxtil no Brasil

Me lembro com tanta nostalgia quando fui a uma costureira na vizinhança pedir para fazer uma roupa para minha formatura do ensino médio. Anos 2000, como o tempo voa! Fiquei tão encantada com cada parte pronta da minha roupa tão esperada. Era um corpete, uma echarpe e uma saia linda e tão rodada. As habilidades dela eram muito bem elogiadas na vizinhança, e finalmente, ao ver minha roupa pronta, pude comprovar o que todos diziam dela. Não imaginava como alguém poderia reunir tantas habilidades para costura, me parecia tão difícil. Mas ela concluiu a tarefa com muito êxito.

Hoje, 21 anos depois, chegamos no momento de alta tecnologia no setor têxtil. A confecção 4.0 vem sofisticar o mundo das confecções. Diferente dos meus anos finais de escola, tendo medidas tiradas por uma costureira muito habilidosa, as peças são escolhidas pelo cliente em um espelho virtual, depois um robô alfaiate entra em ação para tirar as medidas; em seguida ele envia para uma impressora fazer a estampa e recortar o modelo personalizado. A costureira entra no processo para finalizar a confecção da peça, depois outra máquina dobra, embala o produto e o deixa pronto para entrega.

O auxílio da tecnologia traz mudanças na forma de confecção das peças tem revolucionado o mercado têxtil no Brasil. Para os próximos anos, o cenário é promissor e trará grande evolução. Tecidos 3D e tecidos inteligentes, utilização de redes sociais, minifábricas produzindo roupas personalizadas, modelagens de roupas virtuais, estão entre os ingredientes que farão desse mercado algo bem diferente do que conhecemos até hoje. Aliado ao desejo dos clientes de que tudo seja cada vez mais personalizado, a receita será de grande sucesso.

Por

cristiane.lopes@oestadorj.com.br

* Jornalista e especialista em Gestão Cultural. Amante da cultura e das artes.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e