Como Fazer Um Currículo – Dicas E Estratégias Para Não Errar

Em um país com quase 12 milhões de desempregados, o que muitas vezes chama atenção de um recrutador é como o currículo é montado

Um currículo visualmente atraente é o primeiro passo para chamar atenção de um recrutador que está buscando candidatos para uma vaga. 

Em um país com quase 12 milhões de desempregados, o que muitas vezes chama atenção de um recrutador é como o currículo é montado. Afinal, para diversas vagas, há inúmeros candidatos e currículos mal escritos e montados já descartam imediatamente esses candidatos. 

Muitas pessoas acabam usando a internet e pegando o primeiro modelo de currículo que veem, sequer analisando se aquele modelo é o ideal para elas. Não personalizam, não buscam design e desta forma, acabam jogando fora a oportunidade de valorizarem sua formação. 

Com isso, acabam diminuindo as chances de serem recrutados para uma vaga. 

Quando uma empresa busca um candidato para sua vaga, de uma maneira bem básica, está buscando alguém que ajude a empresa a lucrar mais. De maneira simples, é isso. E no currículo, você tem a chance de mostrar para aquele que contrata que você é a pessoa ideal para isso. 

Portanto, o currículo nada mais é do que um documento no qual você juntará os melhores argumentos para mostrar para quem está contratando as razões pelas quais você é a melhor escolha para aquela vaga. 

Por isso, fazer um currículo visualmente bonito é o primeiro passo. Além disso, há algumas dicas fundamentais e importantes para que seu currículo se destaque, dentre vários e então você consiga seguir em frente no processo seletivo para a vaga que almeja. Confira! 

1 – Diga Sempre A Verdade 

Não adianta inventar formações que não tem. Ou dizer que sabe falar fluente uma língua a qual você não sabe. Não minta no currículo. Os entrevistadores captam isso no ar se você chegar a ser entrevistado. 

Se mentir formação, é pior ainda, pois o recrutador pode buscar informações sobre você antes de chamá-lo (a) para uma entrevista. E aí suas chances já eram. 

2 – Tenha Simplicidade Mas Destaque Seus Pontos Positivos 

Não deixe de mencionar suas qualidades. Seus talentos podem te diferenciar de outras pessoas. 

Mas não supervalorize sua formação. Tenha equilíbrio. 

3 – Seja Objetivo E Direto 

Se você não deixar claro no currículo para que vaga você está se candidatando, a chance de seu currículo nem ser olhado é grande. 

Seja direto. Explique no objetivo o que pretende para a vaga, por que você é a pessoa ideal e como pode contribuir para a empresa. 

Por outro lado, lembre-se de ser conciso: não se estenda por grandes parágrafos nem escrever muitas páginas. A informação profissional tem que ser objetiva e direta. 

O currículo é o primeiro cartão de visitas. Portanto, se a empresa tiver interesse, vai te chamar para uma entrevista ou fará você passar por um processo seletivo, no qual você conseguirá se expressar com mais tempo. 

4 – Destaque As Informações Importantes 

O currículo é uma versão resumida de tudo que você já fez em termos profissionais na vida. Portanto, organize as informações dando destaque ao que realmente importa e está ligado à vaga que você pretende. 

Informações complementares, cursos que não tem relação com a vaga podem ser excluídos ou deixados para um segundo momento, por exemplo, na entrevista. 

Se você não tem experiência profissional para colocar no currículo (por exemplo, se você está entrando agora no mercado de trabalho), escreva sobre suas experiências de vida, por exemplo, intercâmbios, esportes, organizações de eventos, etc. 

Claro que tudo isso deve ter relação com a vaga pretendida, portanto, sempre tenha bom senso. Nada pior em um currículo do que informações que não tem relação com a vaga pretendida e só “enchem linguiça”. Fuja disso! 

5 – Cuidado Com Erros De Português 

Nada pior em um currículo do que erros de Português! Portanto, use ferramentas de correção disponíveis online. E sempre leia e releia seu currículo várias vezes, antes de imprimi-lo ou divulgá-lo online. 

6 – Use Aplicativos De Criação De Currículos Online 

Há diversos modelos de currículos online na internet, mas se você quer algo único e pessoal, use aplicativos ou plataformas de criação de currículos online. 

Um deles é o Adobe Spark, uma plataforma online intuitiva e de fácil uso. Com a opção Page, você consegue usar os diversos modelos de currículo online, de aparência profissional ou criar o seu currículo, do zero. 

Com o Adobe Spark, além de uma aparência profissional, você consegue incluir imagens, dar efeitos, ter uma bela tipografia à sua disposição e ainda dar destaque às informações que você desejar. 

7 – Foque No Que É Importante 

Sabendo a vaga que você deseja e o perfil da empresa que está recrutando, você conseguirá criar um excelente currículo, dando destaque às informações que precisa, se destacando dos demais currículos e sendo chamado para o processo seletivo. 

Lembre-se na hora de criar um currículo que um perfil profissional também se destaca não só pela qualidade da formação e experiência, mas sim como ela é apresentada, sobretudo se a maneira que ela está sendo apresentada está ideal. 

Assim, você não errará na hora da criação do seu currículo. Boa sorte! 

Por

Webjornal Oerj - O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e