Como enfrentar a crise do coronavírus?

A crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus tem causado enormes prejuízos à economia global e atingido a saúde das empresas, que se veem diante de uma queda do volume de vendas

Para ajudar os pequenos negócios a superarem esse momento, observe este conjunto de soluções voltadas a atender a cada um dos segmentos mais atingidos.

De acordo com assessores financeiros, a crise pode ser uma oportunidade para o empreendedor criar soluções inovadoras, que contribuam com o desenvolvimento e a profissionalização do negócio.

No passado, as grandes empresas engoliam as pequenas. Hoje, nós vemos que são as empresas mais ágeis que superam as mais lentas. E, nesse sentido, o pequeno negócio tem mais agilidade e pode se adequar mais rapidamente e dar respostas mais rápidas, no contexto de crise.

Segundo os especialistas em economia, a crise é causada fundamentalmente por um problema de caixa. Na medida em que a população se vê forçada a circular menos e evita sair de casa, o consumo de produtos e serviços tende a ter uma queda significativa.

Se o problema é de caixa, a gente precisa buscar o equilíbrio. Isso passa por tentar reforçar as receitas, por um lado, e reduzir os custos de outro.

Enfrentando a crise

Confira cinco dicas  para aumentar as vendas e reduzir os custos no momento de crise:

Uso das mídias sociais

No momento em que o cliente se retraiu e está praticamente recluso em casa, os donos de pequenos negócios precisam usar ferramentas digitais para chegar até o público. Uma solução rápida e de baixo custo é investir na criação de perfis da empesa nas principais mídias sociais (Instagram e Facebook).

Plataformas de vendas on-line

Se a sua empresa ainda não conta com ferramentas de venda on-line, esse é o momento de tomar essa atitude. Avalie qual das diferentes plataformas disponíveis no mercado mais se adequa às suas necessidades.

Aplicativos de Delivery

Prestadores de serviço e negócios de alimentação fora do lar começam a sofrer com a ausência de clientes. Neste caso, é melhor o empresário se adequar para pagar as taxas cobradas pelos aplicativos de delivery do que não vender nada. No segmento de alimentação, a adesão dos bares e restaurantes a esses aplicativos se tornou praticamente uma necessidade neste momento de crise provocada pelo coronavírus. Se você ainda tinha alguma resistência a esse modelo, essa é a hora de repensar sua estratégia.

Avalie seus custos

É fundamental que o empreendedor conheça profundamente os custos da sua empresa e seja capaz de avaliar quais são aqueles imprescindíveis para manter o negócio operando. Em um contexto de queda do faturamento, ele precisa priorizar aqueles que são realmente fundamentais e cortar ou reduzir os demais.

Negocie com os seus forncedores

Com a queda do faturamento, você vai precisar negociar com seus fornecedores um melhor prazo para cumprir seus compromissos. Essa negociação pode trazer o fôlego necessário para manter em dia aqueles gastos e despesas que não podem ser adiados.

Essas dicas podem te ajudar a respirar um pouco neste momento. Mas te oriento a manter a calma e pensar antes de resolver qualquer situação, uma negociação ou novas estratégias precisam ser sempre bem pensadas.

Sei que o momento é assustador, mas se o desespero tomar conta da nossa mente irá colocar tudo a perder e não é isso o que queremos, não é mesmo?

Essa crise vai passar e irá nos deixar grandes aprendizados lembrem-se: “Que nunca perdemos nesta vida! Ou a gente ganha ou a gente aprende!”

Eu acredito em você!

Por

* Radialista, Fotógrafa e Palestrante Motivacional.

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