Como construir uma marca pessoal capaz de mobilizar milhares de pessoas numa rede social em prol da ideia do empreendedorismo?

Um empresário de rede de franquias especializada em lavação de automóveis com 38 unidades no Brasil e no exterior vem comemorando a popularidade obtida nas redes sociais

Seja grande: Sonhe alto

Só no Instagram são mais de 280 seguidores da página dele, repleta de conteúdos sobre autoconhecimento voltados a outros empreendedores acostumados a quebrar a cara e dar a volta por cima.

Este empresário já fez um pouco de tudo na vida, na lista estão ofícios como a apresentação de um programa de televisão.

Em 2015, sem perspectivas na televisão, começou a lavar carros em Salvador em condomínios de luxo.

De lá para cá, montou o seu negócio e expandiu a área de atuação para serviço de estofados residenciais e passou a crescer pelo sistema de franquia.

No início de 2018, em função de disputas com franqueados, uma debandada faz o negócio perder 70% do faturamento. Segundo o empresário, foi preciso começar praticamente do zero. Na segundo semestre do mesmo ano, a receita já havia superado o momento pré-crise.

Atualmente, a suas receitas anuais na casa de 25 milhões de reais e vem mantendo crescimentos de dois dígitos em 12 meses com abertura de unidades pelo Brasil e países vizinhos como Argentina e Colômbia, e nos Estados Unidos.

Neste ano, a rede iniciou expansão na Europa e nos Emirados Árabes Unidos.

A seguir, seis lições do empreendedor para outros empreendedores.

1. Ser destemido

Os dias entre 25 e 28 de janeiro de 2018 são especiais para este empresário. Pela primeira vez, ele reuniria os franqueados da sua rede em uma convenção. A data ficou marcada por uma grande decepção. “Conhecedores de sua trajetória e dos meandros do negócio, alguns amigos de infância, que se tornaram franqueados da marca, se uniram, contrataram um advogado e comunicaram que assumiriam o comando do negócio caso eu não permitisse que todos comprassem os insumos diretamente do fabricante”, diz o empresário. “Só que o produto era parte importante do segredo do negócio.”

Metade da rede, cerca de 12 franqueados, seguiu com ele, a outra parte abriu concorrência, implantando uma franquia paralela. O imbróglio foi parar na justiça. “Recomecei do zero, com a certeza de que tudo tem sua hora para acontecer, da maneira que tem de ser para que possamos chegar a um lugar melhor”, afirma. “O medo nunca fez parte da minha essência, sempre fui um cara destemido.”

2. Pautar-se pela fé, e não só pelo dinheiro

Natural de Salvador (BA), onde o sincretismo religioso é forte, este empresário cresceu acreditando em um único Deus, que coloca pessoas e caminhos na vida de cada um, os quais são capazes de as conduzir para onde sequer imaginam. Religiosa, sua mãe costumava dizer que o dinheiro não deve mudar a vida das pessoas e que as escolhas não devem se basear apenas no dinheiro.

O empresário perdeu as contas de quantas vezes escutou a mãe repetir as mesmas palavras. “Aquilo ficou na minha cabeça, porém, com um viés diferenciado”, revela. “Minha mãe me criou para ser pobre, mas eu sempre enxerguei o dinheiro como um instrumento capaz de facilitar o acesso e o compartilhamento de produtos, serviços, conhecimento e experiência.”

3. Estar atento às oportunidades

Durante os anos como apresentador de tevê, ele decidiu realizar o sonho da casa própria. Deu a entrada e acumulou uma dívida a ser quitada em 12 meses. Só o salário de apresentador não seria suficiente, era preciso buscar uma nova fonte de renda.

“Foi quando teve a ideia de lavar carros em condomínios de luxo. A ideia vingou a ponto de virar o meu principal negócio. O apartamento acanhado foi trocado por uma cobertura no prédio ao lado”, diz o ousado empresário. “A insistência de um amigo em abrir uma filial no Rio de Janeiro me deu um insight: Por que não transformar o negócio em franquia? Foi assim que me tornei empreendedor.”

4. Criar problemas para encontrar soluções

Em suas publicações nas redes sociais, costuma dizer que é mestre em criar problemas para encontrar soluções. Uma maneira pouco comum de driblar desafios. Com essa conduta, ele encarou a empreitada de internacionalizar seus negócios em um mercado altamente competitivo como o dos Estados Unidos. Mais uma vez, deixou claro que é preciso aprender com os ensinamentos, não ter medo e ser ousado.

Em meados de 2017, uma empresária paulista, recém-separada do marido, o procurou com o propósito de abrir uma franquia em Miami. Foram meses de insistência de um lado e de resistência do outro. “Eu não falo inglês, não entendia nada do mercado americano e estava tranquilo com as operações no Brasil”, lembra.

“De tanto que ela insistiu, no início de 2018 eu acabei cedendo. Combinamos viajar juntos para Miami a fim de sentir a temperatura e ter certeza de que o negócio combinava com o mercado local.” Às vésperas do embarque, porém, a candidata sumiu, não atendia mais o celular e sequer respondia as mensagens. Com a passagem comprada e o visto emitido, ele decidiu embarcar sozinho.

A ousadia e o apetite acirrado pelo risco pesaram na decisão. No fim daquele mesmo ano, abriu a empresa nos Estados Unidos. Em 16 de março de 2019, desembarcou com a família toda para reiniciar a vida. Mais uma vez, começando do zero.

5. Investir no marketing pessoal

Com a experiência adquirida como apresentador de televisão, decidiu fazer das redes sociais principalmente o Instagram seu canal de comunicação. Seria pela tela do celular que ele transformaria seus erros e acertos em exemplos para quem quer empreender ou transformar a própria vida.

“Todo dia eu gravo um vídeo, uma mensagem e as pessoas passaram a interagir comigo, a contar suas histórias, seus desafios, a relatar as vitórias que alcançaram levando em conta a minha própria trajetória”, afirma. “Hoje, são mais de 280 mil seguidores e dezenas de histórias transformadas.”

O empresário conta que não procura as histórias e nem tão pouco faz uma seleção de quem será ou não ajudado, as histórias simplesmente chegam até ele. “Algumas me sensibilizam mais, outras menos, mas a todas eu procuro estimular seus protagonistas a irem atrás dos seus sonhos”, diz.

“Na maioria das vezes, assumo tudo sozinho. Mas, o meu objetivo é conquistar 1 milhão de seguidores e usar a minha rede social, o meu poder de engajamento e a quantidade de pessoas que me seguem, muitas delas empresários e celebridades, para criar uma imensa rede de relacionamento do bem.”

Na prática, ele pretende trocar a ajuda oferecida pelas empresas por veiculação das marcas em suas redes. “Eu quero conectar empresas e pessoas, sem ganhar nada com isso”, diz. “Eu não conheço nenhum influenciador que faça divulgação de graça, mas é assim que eu quero fazer. É a maneira de agradecer por tudo o que consegui na vida.”

6. Sonhar grande

Assim como ele alimenta a busca do sonho de cada um, ele alimenta a própria chama. Seu próximo objetivo é conquistar uma casa, de frente para o mar, em Miami. Para isso, precisará desembolsar US$ 5 milhões.

“Não tenho fluxo financeiro para isso, atualmente conto com apenas cinco operações no exterior e até o fim do ano deverei inaugurar uma franquia em Dubai, em parceria com o ex-jogador de futsal”, diz. “Mas estou trabalhando, me estruturando para isso. E, tenho certeza, chegarei lá. Eu não desisto do meu sonho.

Este empresário segue sua vida em busca dos seus sonhos e você vai ficar de fora das suas conquistas.

Acorde e enfrente seus medos, seja ousado também e saia para a luta.

Eu Acredito em Você!

Feliz Semana!

Por

leny.espinola@oestadorj.com.br

* Radialista, Fotógrafa e Palestrante Motivacional.

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