Como aderir saias plissadas aos looks de verão?

Embora ela seja bastante conhecida por fazer parte das saias das estudantes de outrora e também do icônico vestido de Marilyn Monroe, seus usos vão muito além

Dentre as roupas femininas casuais, as saias ou vestidos plissados são, possivelmente, as peças mais democráticas — e, talvez, as mais elegantes.

É possível compor uma série de visuais com esta técnica, que costumava ser popular no início do século passado, e foi bastante utilizada pelo público feminino nos idos 1950 e 1970.

Embora ela seja bastante conhecida por fazer parte das saias das estudantes de outrora e também do icônico vestido de Marilyn Monroe, seus usos vão muito além.

Saias plissadas: como são feitas e por que usar?

Plissê advém de plier, palavra francesa que significa dobrar. Não por acaso, as saias plissadas são compostas por pregas regulares, criadas a partir de pences feitas em máquinas de costura especiais.

Entre as pregas mais comuns estão as caneladas, que são feitas em pé, e as tombadas, que como o próprio nome sugere, são costuradas deitadas. Em geral, pode-se criar peças plissadas em diversos tecidos, como seda, crepe ou musseline.

Estes materiais, aliás, podem ser boas opções para quem gostaria de deixar boa impressão no trabalho, durante um passeio ou mesmo em uma festa. Por quê? Simples: porque são leves, mas não possuem menos classe por isso. E porque caem bem tanto em corpos mais esguios quanto em corpos mais curvilíneos.

Inspirações para o verão

E claro, para arrasar na estação mais quente do anos, preparamos algumas dicas de combinações incríveis para saias plissadas, confira:

Blusinhas e regatinhas básicas

Uma opção que é a cara de verão! Blusinhas e regatinhas básicas, sem estampas combinam perfeitamente com uma saia pouco mais longa. Sandálias abertas permitem que o frescor continue e com os braços de fora, a peça que não roubará o protagonismo da saia.

Brincos grandes e alguns anéis, podem deixar o look ainda mais charmoso, no entanto, isto vai muito do estilo de cada uma.

Rocker  

Uma excelente opção para os dias de verão que não estão tão quentes assim! As mais modernas certamente poderão se beneficiar do conjunto saia plissada e blusão preto, mais solto. Uma peça maior na parte superior do corpo, aliás, valoriza as que gostariam de dar menos ênfase às curvas ou são mais discretas.

É possível completar a combinação com um tênis branco para quebrar o preto total. Um par de sapatilhas ou botinhas também cairiam muito bem.

Valorizando curvas

A saia em rosa pálido, os sapatos em rosa mais forte e o cropped branco são um conjunto que é, ao mesmo tempo, capaz de valorizar as curvas e carregar certa doçura.

Em tempo: se não gostar de salto, uma sapatilha bonita dá conta do recado. Este look é mais para festa despojadas, mas pode ser utilizado em alguns jantares, restaurantes e até mesmo em passeios com boas companhias.

Formal

Bom visual para quem trabalha em um ambientes formais, mas não quer cair no lugar comum ou abrir mão do estilo.

Abusar dos contrastes pode parecer ousada à primeira vista, no entanto, dá super certo! O salto alto é um grande aliado deste look, assim como os acessórios discretos, em tons próximos a parte superior.

Urban

Um mix entre a saia utilizada no local de trabalho e camisetinhas escuras ou estampadas! Um par de tênis canelados iria muito bem nesta produção também.

Mais uma vez, a nossa teoria de que a saia plissada é democrática se comprova.

Cool

Camiseta com estampa, tênis branco e uma saia plissada xadrez. Consegue perceber como está feito o visual romântico, mas moderninho. É um look casual, bom para situações mais tranquilas, menos formais.

A palavra de ordem é versatilidade

Diversos contextos, múltiplos estilos, um mundo de possibilidades!

Por fim, uma boa dica para quem gostaria de criar um visual impecável é a seguinte: não tenha medo de misturar estilos ou materiais e de observar se determinadas sobreposições ou cores funcionam ou não.

Às vezes, descobrimos grandes visuais quando abrimos mão de algumas ideias.

Seda e couro fake podem funcionar bem juntos? Acessórios com correntes podem dar mais poder a um visual cor-de-rosa? Saias plissadas curtinhas podem ir bem com salto alto e moletom?

Testar é sempre uma excelente opção.

Por

Webjornal O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e