Cinemas em Redes exibe documentário “Auto de Resistência”

O título da produção, que foi lançada em junho deste ano, faz referência às mortes de civis provocadas por policiais que alegaram legítima defesa

Neste mês de setembro, o projeto Cinemas em Rede exibe o longa-metragem ‘Auto de Resistência’. A produção, que tem direção assinada por Lula Carvalho e Natasha Neri, será exibida no dia 20 de setembro (quinta-feira), a partir das 19h. A edição contará com transmissão simultânea para as salas de cinema de seis instituições federais brasileiras. A entrada é gratuita.

O título da produção, que foi lançada em junho deste ano, faz referência às mortes de civis provocadas por policiais que alegaram legítima defesa. Nesse contexto, o filme, premiado como melhor longa-metragem pelo ‘‘Festival É Tudo Verdade 2018’’, aborda a maneira com que essa realidade afeta o cotidiano dos moradores de comunidades do Rio de Janeiro.

De acordo com dados da Anistia Internacional, entre os anos 2010 e 2013, 1.275 pessoas foram vítimas de execuções extrajudiciais por parte da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Com base nesses dados e nos mais recentes casos que alcançaram repercussão nacional, o documentário traz um panorama dos embates judiciais provenientes desses assassinatos.

Após a sessão, a diretora Natasha Neri estará presente no Cine Arte UFF, da Universidade Federal Fluminense, para participar de um debate que será transmitido em tempo real para as demais instituições participantes desta edição do Cinemas em Rede, que são: Cine Aruanda (Universidade Federal da Paraíba), Cine Metrópolis (Universidade Federal do Espírito Santo), Cinema da UFBA (Universidade Federal da Bahia), Cine UFG (Universidade Federal de Goiás) e CineUFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

A transmissão é resultado do projeto Cinemas em Rede, uma iniciativa entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Cultura (MinC), responsável por facilitar o acesso e intercâmbio de conteúdo audiovisual nacional entre as instituições parceiras espalhadas por todo o Brasil.

SERVIÇO

Exibição do documentário: “Auto Resistência”

Dia: 20 de setembro (quinta-feira)

Horário: 19h00

Ingressos: Gratuito

Local: Cine Arte

Endereço:  Centro de Artes UFF – Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói – RJ

Por

Webjornal O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e