Cidades de SP e do MS registram novas tempestades de areia

O fenômeno “de grandes proporções”, conforme o Climatempo, foi o segundo a ser registrado nesta semana

Moradores do interior de São Paulo e do Mato Grosso do Sul presenciaram uma nova tempestade de areia na tarde desta sexta-feira (1). O fenômeno “de grandes proporções”, conforme o Climatempo, foi o segundo a ser registrado nesta semana.

“Uma nova tempestade de areia de grandes proporções voltou a se formar sobre o norte do estado de São Paulo, na região de Morro Agudo. Foi o segundo evento deste tipo na mesma região paulista, em menos de uma semana”, informou.

No  último domingo (26), a tempestade de areia foi observada na região de Ribeirão Preto, mas atingiu também outras cidades do norte de São Paulo e do Triângulo Mineiro.

No Mato Grosso do Sul, o fenômeno conhecido como “tempestade de areia” foi registrado na cidade de Três Lagoas. “Inacreditável. E um cheiro terrível de fumaça”, publicou um morador no Twitter.

De acordo com a meteorologista e coordenadora do Cemtec-MS, Valesca Fernandes, o fenômeno é conhecido também como “haboob”.

“Ele é causado por temporais de chuva com ventos fortes que, ao entrarem em contato com o solo seco, encontram resquícios de queimada, poeira e vegetação, os quais acabam criando um “rolo compressor” de sujeira que pode chegar a até 10 quilômetros de altura”, disse.

CNN

Por

contato@oestadorj.com.br

Webjornal Oerj - O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e