Cidade de Resende recebe Feira do Livro neste mês

FLIR, Feira do Livro de Resende, terá sua segunda edição realizada com o objetivo de ser um dos eventos culturais realizados na cidade, que pretende incentivar a cultura da região

Espaco_Z_-_Jorge_Trindade_(21)

Fotos: Jorge Trindade (ACOM/PMR)

A cidade de Resende, no inteiro do estado do Rio de Janeiro, localizada na parte fluminense do Vale do Paraíba, busca incentivar os artistas do município e também de fora da cidade a participar de eventos culturais.

Tentando enfrentar a atual crise, como muitas cidades pelo Brasil, Resende busca na cultura uma forma de revitalizar comercialmente e incentivar o turismo.

A cidade, que possui alguns locais culturais como o Espaço Z, antigo mercado municipal que foi reformado e transformado em centro cultural, assim o Museu de Arte Moderna de Resende (MAM) e Museu da Imagem e do Som (MIS), atualmente vem promovendo várias ações e eventos culturais, como o projeto Pé de Livro, que foi realizado no Parque das Águas mês passado.

Com o apoio da prefeitura a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda realizou no dia 15 de maio uma evento junto a Biblioteca Pública Municipal Doutor Jandyr César Sampaio que teve o objetivo de incentivar a leitura entre a população resendense.

Fortalecer a cultura local ajuda na educação e no desenvolvimento

Resende é um das cidades do estado do Rio de Janeiro que percebeu que a cultura é a base do desenvolvimento de um povo, tanto intelectual como em relação a parte turística e comercial.

Após o sucesso da FLIR 2015, além da realização da segunda edição do evento desse ano, que contará com artistas locais e também de fora da cidade, como as autoras Thalita Rebouças e Raphael Montes do Rio de Janeiro e Priscila Xavier de Volta Redonda; a cidade estará promovendo mensalmente diversos eventos culturais.

Junho é o mês da edição da Feira do Livro de Resende 2016, que acontecerá entre os dias 9 e 12 do mês no Parque de Exposições, que além de sessões de autógrafo e venda de livros, também terá shows de artistas da região e palestras. Porém, em maio eventos variados aconteceram na cidade.

 

Além de projetos com Pé de Livro no Parque das Águas, Resende também promoveu outros durante o mês de maio, como o pré-simpósio em parceria com o Instituto de Estudos Valeparaibano, com sede na cidade paulista do Vale do Paraíba Lorena, ‘A Mulher na História’ do Vale do Paraíba, que aconteceu no Espaço Z.

Esse pré-simpósio foi um dos vários focados em Resende, que estarão acontecendo até o Simpósio de agosto, em Lorena, que tem o objetivo de preservar a história e a cultura do Vale do Paraíba, o qual também conta com o apoio da Academia Resendense de História (ARDHIS).

Por

contato@oestadorj.com.br

Webjornal Oerj - O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e