Cidade canadense precisa ser evacuada após rompimento de gelo causar inundações

Vários resgates foram realizados e danos materiais foram relatados em toda a cidade, segundo um relatório anterior

Os moradores de Hay River, cidade do noroeste do Canadá, receberam ordens para sair e encontrar abrigo devido a fortes inundações, de acordo com um comunicado de imprensa da cidade na quinta-feira (12).

“Este é um momento difícil para nossa comunidade”, disse a administração local em nota atualizada na sexta-feira (13). “Por favor, lembre-se de que as pessoas hoje estão cansadas, preocupadas e sob muito estresse. Sejam gentis umas com as outras. Tomem ações que sejam produtivas para superar isso juntos”, continua o texto.

Os habitantes não poderão voltar para casa porque “sua presença aqui é prejudicial ao nosso esforço de recuperação”, complementa o comunicado.

Não há acesso rodoviário em determinadas áreas, incluindo a Zona da Ilha do Vale, e a “disponibilidade de serviços essenciais, incluindo saúde, alimentação, transporte, entre outras” não está assegurada na cidade.

Vários resgates foram realizados e danos materiais foram relatados em toda a cidade, segundo um relatório anterior.

Tyler Martel, que mora na área de Hays River, disse que optou por não se retirar do local, apesar da ordem de evacuação.

“A cidade inteira foi evacuada pelas enchentes… metade da cidade tem água e gelo”, disse Martel no Facebook, com fotos mostrando as consequências das graves inundações.

“Nunca vi isso antes da minha vida e espero nunca mais ver. Fiquem seguros”, adiciona.

Na tarde de sexta-feira, a água parecia estar recuando em algumas áreas, mas “qualquer coisa ainda pode acontecer”, afirmou Martel.

“A cidade não estava preparada, pois isso nunca aconteceu com o lado sul da ponte antes”, acrescentou.

“Na cidade velha ao norte da ponte, é comum ter água alta na primavera, pois é uma ilha”.

O município aconselhou os moradores pela primeira vez em 7 de abril a estarem preparados para o potencial de inundações devido ao rompimento do gelo. Temperatura mais quente, derretimento da neve e aumento dos níveis de água contribuíram para as inundações nas últimas semanas.

Em 7 de maio, entrou em vigor o estado de emergência local e ordem de evacuação para a área. CNN

Por

contato@oestadorj.com.br

Webjornal Oerj - O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e