Chuva de meteoros poderá ser vista na madrugada desta quarta-feira

O astrônomo Eder Canalle afirmou ainda que a observação do fenômeno não traz risco algum

Existe um bom motivo para observar o céu na madrugada desta quarta-feira (12). Uma chuva de meteoros poderá ser vista entre 2h30 e 6h. O fenômeno, de nome Perseidas, poderá ser visto a olho nu e se repete todo ano.

A chuva de meteoros Perseidas é provocada pelos fragmentos de um cometa, o Swift Tuttle.

Em entrevista à CNN no último domingo, o astrônomo Eder Canalle explicou que esta chuva é um aumento na frequência em que esse tipo de corpo celeste chega à Terra.

“Um meteoro é um fragmento rochoso ou metálico – na verdade, uma mescla desses dois materiais – que adentra a dezenas de milhares de quilômetros por hora na atmosfera”, disse.

Ele esclarece que, na entrada do meteoro na atmosfera, é produzido um risco luminoso, comumente conhecido como “estrela cadente”.

O astrônomo afirmou ainda que a observação do fenômeno não traz risco algum.

“Não é necessário ter medo. Aproximadamente, a cada 100 mil, 200 mil anos é que cai um meteoro de grandes dimensões na Terra, como aconteceu há alguns anos, na cidade de Chelyabinsk, na Rússia. Esse não era tão grande, tinha apenas algumas dezenas de metros e explodiu na atmosfera. Mas não há nenhum perigo”, disse o especialista.

CNN

Por

Webjornal Oerj - O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e