Chavismo ganha com folga eleições municipais venezuelanas

O chavismo obteve neste domingo (9) uma folgada vitória nas eleições municipais da Venezuela – nas quais houve apenas 27,4% de participação -, ao contar com o controle de mais de 90% das Câmaras locais, segundo os primeiros dados divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

De acordo com o CNE, a coalizão governista Gran Polo Patriótico – liderada pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), no poder -, ganhou 142 das 156 votações de “lista” lidas até o momento, fazendo o mesmo na categoria nominal, ao vencer em 449 das 467 até agora completadas.

Esta vitória era previsível devido a ausência nas eleições das principais forças opositoras, que não participaram delas por considerá-las uma farsa orquestrada pelo Governo do presidente Nicolás Maduro.

“Aqui ganhamos todos, e especialmente ganha o povo da Venezuela com uma democracia que se fortalece a cada dia, em cada processo eleitoral”, disse ao apresentar os resultados preliminares a presidente do CNE, Tibisay Lucena.

No pleito deste domingo foram convocados a votar quase 21 milhões de venezuelanos, mas pouco mais de sete de cada dez habilitados para fazê-lo não foram às urnas, quase o dobro de abstenção em comparação com a última eleição municipal.

EFE

Por

Webjornal O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.