Black Friday ou Black Fraude?

Fazer promoções está no DNA das empresas, mas antecipar a chamada Black Friday é chamar o consumidor para mais perto deles. Pra quem não sabe a “sexta- feira negra” surgiu nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo, e claro que nós brasileiros não poderíamos ficar de fora.  O mercado brasileiro, já “antecipou” a semana passando a ter outros dias da semana como “Black”.

A ideia é baixar os preços nas principais lojas, durante a última sexta-feira do mês de novembro, que coincide com inauguração das compras de Natal. Lá na terra do Tio Sam o evento acontece depois do “Thanksgiving”, o feriado de ação de graças.  Entre muitas histórias, uma deles conta que o primeiro uso do termo Black Friday deu-se, não para se referir às compras de Natal, mas para classificar uma crise econômica registrada no dia 24 de Setembro de 1869, que coincidentemente era uma sexta-feira.

Entre muitas versões, o que se sabe é que muitas pessoas  se aglomeram nas portas das lojas um dia antes para aproveitar os mega descontos em diversos produtos.  Assim como no seu país de origem, aqui no Brasil  nós também enfrentamos filas para participar do “Black Friday”, só que com uma diferença, lá realmente acontece a “sexta-feira negra”, já que a quantidade de impostos é inferior a nossa. No nosso caso, a “Black Friday”, acabou sendo chamada de “Black fraude”, já que muitos produtos nem sempre estavam com o desconto que deveriam ter, ou seja, uma forma de iludir o consumidor.

Vamos ver se em tempos de crise econômica evitaremos ser rotulados de fraude e realmente faremos valer o verdadeiro “Black Friday” como os americanos.  Antes de comprar compare os preços, veja o valor de um produto num saldão, num mês de aniversário da loja e use como referência no Black Friday.

Vamos lá!

Por

Jornalista com experiência em televisão, rádio e jornalismo impresso. Repórter e editora do webjornal O Estado RJ, atualmente é colunista do Vamos lá!

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e