‘Basquete Teresópolis’ nasce de olho nos meninos do Rio de Janeiro

A ideia de formar atletas para o Basquete Profissional mobilizou empresários cariocas num desafio pensado há mais de 10 anos, em 2008

Empresários do Rio de Janeiro se mobilizaram para realizar um Projeto inédito no Brasil para a formação de Atletas de alto rendimento para o Basquete Profissional. Através de metodologias de trabalho utilizadas nos EUA e Europa será constituída uma nova Equipe de Basquete Profissional no Brasil que apostará todas as suas energias nas categorias de base, focando na formação de crianças e adolescentes. Nesta matéria você conhecerá os detalhes deste empreendimento, a história inspiradora de Dikembe Mutombo, Astro da NBA e o depoimentos de Atletas, profissionais experientes e todas as informações de como participar. 

A ideia de formar atletas para o Basquete Profissional mobilizou empresários cariocas num desafio pensado há mais de 10 anos, em 2008, quando um dos principais  idealizadores, o empresário Arlem Lima morava em Teresópolis/RJ e observava os adolescentes nas praças jogando Basquete e o principal Ginásio da Cidade, o ‘Pedrão’ com raros jogos ou competições. Nasceu aí, uma iniciativa que vai revolucionar a formação de atletas profissionais no Brasil.

“O Basquete Teresópolis/RJ é, sobretudo, um projeto social, para envolver a comunidade, as escolas e escolinhas, o poder público, a imprensa, as empresas para oferecer uma formação de altíssimo nível, com núcleos de formação pela cidade, com a comunidade junto no Time oferecendo à crianças da faixa etária de 09 a 15 anos a oportunidade de se transformarem em atletas profissionais”, revela o empresário que já revelou grandes Estrelas do Basquete brasileiro, inclusive mais de uma jogando na principal Liga de Basquete do Mundo, a NBA dos EUA.

Oportunidade e transformação

“Eu trabalho com o Arlem Lima há 10 anos, é um profissional exemplar”, destaca o presidente da Associação de Atletas da Liga Nacional (AAPB), Guilherme Teichmann, um dos jogadores mais experientes e respeitados do país. “O papel dos Projetos é fundamental, eles projetam o Basquete, mostram que pode ser um futuro. Para mim era um espelho e eu queria me ver jogando basquete, declara Teichmann que atualmente é jogador do Corinthians.

O Projeto (Basquete Teresópolis) é completo, ações sociais, tirar as crianças das ruas e levar para a quadra. E, sei que tudo que ele (Arlem Lima) participa é de forma correta e coerente”, afirma o campeão dos Jogos Pan-Americanos de 2007 com a seleção brasileira masculina e líder de tocos e enterradas da história do NBB. Ás crianças e adolescentes, o Atleta deixa uma mensagem especial, que define a sua trajetória: “e, aos garotos de Teresópolis/RS, façam uso desta oportunidade, para se transformar… …nem todos se transformam em atletas profissionais mas todos podem se transformar em grandes homens, grandes Pais, grandes cidadãos e isso é o maior legado de um Projeto como esse”.

Experiência e entusiasmo

O Projeto ‘Basquete Teresópolis’ conta com a experiência de uma Equipe de profissionais de diversas áreas e, o apoio e participação de importantes nomes do Basquete brasileiro, do esporte local e da sociedade, como Valfredo Branco, Diretor de Basquete do Clube Comary; Ruy Haringer, da Associação Brasileira de Esporte de Quadra de Teresópolis, a ABEQT e de Vinícius Claussen, que é o atual Prefeito de Teresópolis/RJ e entusiasta do Projeto. “Nós colocamos o olho para esses meninos que querem ser jogadores de basquete profissional e, mesmo àqueles que não alcançarem a capacidade técnica para ser jogador profissional, serão atendidos, pois o Basquete tira os meninos da rua, lhes dá possibilidades, disciplina e, oferece a completa capacidade para colocá-los em Clubes e colocá-los no patamar de serem atletas do Basquete profissinal”, destaca Arnaldo Szpiro, que trás toda a sua experiência de fundador e conselheiro da Liga Nacional de Basquete, de Presidente e Auditor da Liga e reconhecidamente o responsável por grandes conquistas no período em que foi Diretor do Clube de Regatas do Flamengo.

Uma Paixão

O Público Alvo do Projeto são crianças e adolescentes que sonham em se transformar em grandes atletas do Basquete Profissional, como o Alexandre Magno (14), atleta do Vasco da Gama, que mora no Rio de Janeiro e está passando uma temporada nos EUA. “O Basquete fez com que eu fizesse meus grandes amigos, conhecesse Estados e até outros países, é apaixonante!”, se emociona o jovem que é uma das revelações das categorias de base do Basquete brasileiro. Os planos incluem a participação das categorias de base do ‘Basquete Teresópolis’ em todos os campeonatos e competições. E, a Equipe Profissional disputar o Campeonato Estadual e o Campeonato Nacional, posteriormente chegar a NBB (Novo Basquete Brasil), a liga oficial do Campeonato Brasileiro de Basquete e reconhecida pela FIBA, a Federação Internacional de Basquetebol. O Projeto Basquete Teresópolis contará com organizações de peso entre os patrocinadores. Uma Equipe bastante qualificada está realizando a captação de recursos para financiar o Projeto. Os contatos podem ser feitos atrás do telefone +55 11 977410967 (Technical Partner).

Teresópolis/RJ

A cidade de Teresópolis/RJ dispõe de Uma infraestrutura ideal, adequada a um projeto das dimensões do que está sendo proposto, com o objetivo de formar atletas de alto nível para o Time Adulto e a Seleção Brasileira.

“Criar novos talentos e alimentar a Seleção brasileira e as equipes nacionais e de outros países”, afirma Arlem Lima, que enxerga um crescimento no Baquete no Brasil. “Futebol, Volei e Basquete, são as grandes modalidades brasileiras.

O Basquete cresceu muito na época do Oscar, da Hortência, Miguel Angelo, Paula, Marcel, Guerrinha, Aladim, Pipoca… O Brasil campeão mundial masculino. Há outros ídolos, como Paulista, Amaury Pasos, Wlamyr Marques, Algodão e outros atletas importantes que fazem parte da história do Basquete. Na NBA você tem atletas de todos os lugares do Mundo, inclusive brasileiros. E, com transmissões ao vivo pela TV aberta ou na plataforma streaming em vários canais de multimídia através da Internet, com grande audiência do público brasileiro”, afirma e, conclui que “o objetivo principal é a formação de atletas e cidadãos.

Teremos uma Equipe Adulta, como ponto forte para ser referência para os mais novos. O Basquete nacional evolui, avança e, queremos contribuir para essa evolução. Nosso trabalho será realizado com metodologias utilizadas nos EUA e na Europa para formar Atletas de alto rendimento, para alcançar o nível altíssimo, para ajudar a Seleção Brasileira a conquistar Títulos e inspirar ainda mais, com alegria e sonhos, o caminho do Basquete, do esporte, da dignidade para os meninos do Brasil”.

História inspiradora

Dikembe Mutombo nasceu na República do Congo, era o filho caçula entre doze irmãos, ficou órfão de pai, e por isso foi criado pela mãe, Marie Mutombo. Mutombo desde menino dizia que queria ser médico. Então, sempre que ele falava para seus irmãos, “quando eu crescer quero ser médico!”, tomava um tapa no pescoço e era contestado por eles: “Como você vai ser médico se não sabe ler nem escrever”. Mas, o menino não desistiu, sempre afirmava que seria médico e continuava tomando tapas no pescoço. Porém, algo extraordinário aconteceu, pois aos dezessete anos ele atingiu a marca de 2.18 metros. Algo excepcional para um nativo da sua tribo. Então, agora, quando ele falava que queria ser médico já não apanhava mais. Um dia aquele jovem que perambulava por uma estrada poeirenta cruzou com um homem num Jipe que, surpreso por sua altura, chamou-o para jogar basquete nos EUA.

Mutombo se tornou um grande jogador, considerado pelos especialistas em Basquete como o melhor pivô de todos os tempos. Dikembe Mutombo não se tornou médico, mas criou uma Fundação e construiu um Hospital na República Democrática do Congo, chamado de Biamba Marie Mutombo Hospital, para atender crianças.

SERVIÇO:

Projeto ‘Basquete Teresópolis’
Onde: Teresópolis/RJ
Propoponente: AR2 Sports
Arlem Lima e Arnaldo Szpiro
Contato: 21 995188049

SEU NEGÓCIO PRECISA DE DIVULGAÇÃO!

Por

Webjornal O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e