As aparências enchem seus olhos?

Você acredita que as aparências podem conquistar vendas?

Esta semana eu fui visitar dois profissionais, melhor dizendo: dois empresários da mesma área de atuação de trabalho (médicos), inclusive, na mesma cidade e percebi algumas diferenças e quero pontuá-las com vocês. Não irei citar nomes, mas as diferenças de ambiente e de atendimento eram consideráveis.

Na minha primeira visita observei:

Locação em um prédio cheio de seguranças, recepção com câmeras e registro de entrada com documento e fazem uma foto do seu rosto, catraca com código de barra, elevador amplo e refrigerado. Ao entrar no consultório, já tem um atendente abrindo a porta, lhe fornecendo álcool gel, medindo sua temperatura e colocando em meus pés um protetor envolvendo o par de sapatos (por conta da pandemia) e educadamente te acompanha até a recepção de atendimento. Na recepção você se apresenta e pega um tablet para inserir seus dados, que ao enviar após o término do preenchimento já vai para o médico que irá atendê-lo. E o preenchimento destes dados no tablet, eram bem pessoais, tipo: qual a sua música preferida, qual o seu programa preferido, e outras perguntas, que ajudariam o profissional a entender você e como se postar diante da consulta ao entrar no consultório. Na recepção televisores, poltronas confortáveis e uma máquina de café variados e sem precisarmos colocar moedinha. rs

Ao chegar sua vez, o médico vem pegá-lo na recepção e lhe apresenta todo o consultório, todos os profissionais e antes de sentar na mesa para a consulta, o médico te leva em uma sala à parte e lhe mostra através de vídeo o atendimento de alguns pacientes que já passaram pelo mesmo problema que você e obtiveram resultados maravilhosos; estes pacientes, inclusive, gravaram vídeos agradecendo todo o tratamento e ainda assinaram um termo de veiculação para que estes vídeos pudessem ser apresentados a terceiros.

Lembra aquele formulário que preenchi no tablet ao chegar? Então: ele já estava ciente de todo o meu processo e me explicou tudo com muita calma, sem mesmo que eu me constrangesse, e me passando uma segurança, e o ambiente estava coma minha música preferida ao fundo, e ao ir a sala de consulta finalmente, meu programa preferido estava sendo exibido em um televisor bem à minha frente e ele deu todo o diagnóstico do meu tratamento e os valores dentro das minhas condições para iniciar.

Ao sair o atendente tira os protetores do sapato e te levam até a recepção para finalizar o atendimento e deixar as próximas consultas devidamente marcadas e, em seguida, o leva até a porta do elevador.

Na minha segunda visita observei:

Prédio mais simples sem seguranças, sem recepcionista no prédio, sem elevadores. Ao entrar no consultório que abre a porta pra você é um outro paciente que está aguardando atendimento. Álcool gel no balcão de atendimento para o uso de todos e a recepcionista ausente, pois a mesma estava dentro do consultório ajudando ao médico em um procedimento. Ao sair do consultório, ela pergunta quem ainda não fez ficha e chama para fazê-lo no balcão através de uma folha. Quando chega a sua vez, ela te chama e você entra para a consulta. O médico pergunta o que está acontecendo e te passa alguns medicamentos, exames e o valor do tratamento. Ao acabar de ser atendida, fui embora, sem ver ninguém o balcão para me passar mais informações e remarcar a consulta. Me deixando um pouco perdida, tendo que retornar o contato através de telefonemas.

Enfim…

Os valores para o tratamento não me pareceram tão diferentes. Digamos que o consultório mais simples é apenas 10% mais barato do que o “pomposo”. Mas, onde me sentirei mais segura para realizar meu procedimento? No lugar mais barato ou no que foi um pouco mais caro?

Qual o profissional devo valorizar? Os dois têm o mesmo grau de formação e experiência no que preciso, mas o atendimento e ambiente podem interferir na atuação deste profissional?

Desta vez, vou passar a bola pra vocês. Preciso de opiniões?

Você acredita que um ambiente moderno, e cheio de tecnologia pode atrair mais clientes, pacientes, sócios, enfim…

As aparências “pomposas”conseguem mais vendas em seu produto, independente de qual ele seja?

O médico que atende em um consultório como este que descrevi acima consegue mais pacientes do que o que citei na minha segunda visita?

Conto com você, afinal… Eu acredito em você!

Por

* Radialista, Fotógrafa e Palestrante Motivacional.

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