Aprenda a calcular qual é a hora certa para sair do aluguel

Existem alguns sinais que podem lhe ajudar a driblar o medo de fazer a compra de um imóvel

Quem mora de aluguel sempre almeja um imóvel próprio, mas acaba desistindo ou atrasando o sonho por medo. Ter um apartamento é uma grande conquista para qualquer um e nesse texto, vamos lhe explicar como definir a hora certa de sair do aluguel. Assim, você poderá ter a certeza de quando comprar um apartamento sem correr grandes riscos.

Quais sinais indicam que é hora de sair do aluguel?

Existem alguns sinais que podem lhe ajudar a driblar o medo de fazer a compra de um imóvel. Ter a noção de que é a hora certa de sair do aluguel trará mais segurança e confiança para comprar o seu novo apartamento. Confira abaixo quais são os principais sinais:

Carreira Estável

Muitas pessoas optam pelo aluguel quando no começo de sua vida profissional. Isso acontece por que os salários são baixos, geralmente não há nenhum dinheiro guardado para a compra e as condições de financiamento não são nada vantajosas. Nessa hora, escolher o aluguel acaba sendo uma boa opção para quem quer ter mais independência.

Mas, é claro que, depois de uns anos de trabalho, a carreira profissional começa a ficar estável, a sua renda mensal aumenta consideravelmente e você tem uma certa segurança no cargo que ocupa. Isso indica que você pode dar um passo maior, sair do aluguel e comprar o seu apartamento próprio.

Nessa hora, você pode notar que as condições de financiamento passam a lhe ser mais vantajosas, e se você já tem esse sonho a muito tempo, provavelmente já possui algum dinheiro guardado para a entrada.

Boas oportunidades de negócio

Outro indicador de que é a hora certa de sair do aluguel são as oportunidades de negócio. E para identificar essas chances é preciso ficar de olho no mercado imobiliário. Sempre aparece algo bom, basta apenas esperar!

O ideal é que você tenha em mente qual é o tipo de apartamento que você precisa. Sabendo, por exemplo, que você precisa de um imóvel com dois quartos, vaga de garagem e que seja próximo ao Centro de sua cidade, você poderá mapear todas as ofertas de apartamentos com essas características.

Geralmente, em certas épocas do ano, as condições de financiamento e as ofertas de valores são bem mais atrativas. Esperar esses momentos é garantia de bom negócio com uma economia garantida. Para isso, é preciso acompanhar o mercado e quando essa chance chegar, é a hora certa de sair do aluguel.

Você já tem um bom valor de entrada

Esse é outro sinal que está na hora de sair do aluguel. Quem possui o sonho de ter um imóvel próprio, precisa se preparar antecipadamente. Afinal, mesmo com a possibilidade de realizar um financiamento, sempre será preciso dar um valor de entrada e cobrir outros gastos para realizar esse sonho.

Quem já pensou nisso, com certeza, guardou dinheiro por alguns anos, pensando em comprar um apartamento próprio a médio ou longo prazo. E se você já acumulou capital suficiente para dar uma entrada que lhe permita condições de financiamento mais vantajosas, acho que chegou a hora de sair do aluguel.

Para usar esse capital a seu favor, a dica é que você aplique o dinheiro em renda fixa ou variável para potencializar seus ganhos. Espere um bom momento para negociar e se possível entre com um valor superior ao da entrada mínima pedida, quanto maior o valor, menores serão as taxas e juros do financiamento.

Quais são as vantagens de comprar um imóvel e sair do aluguel?

É sempre bom relembrar os benefícios dos nossos objetivos, assim sempre fica mais fácil conquistar nossos sonhos. Ao comprar um apartamento, o primeiro benefício é que ele é seu patrimônio. Dessa maneira, você não terá mais que viver se mudando por que o dono da casa alugada pediu o imóvel.

Num imóvel próprio também é possível personalizá-lo a sua maneira. Como inquilino, dificilmente você pode fazer uma boa reforma e deixar a casa do seu jeito. Outro benefício é que você pode escolher o local certo para comprar seu apartamento e ter um custo de vida melhor se compararmos com quem ainda vive no aluguel.

Por

Webjornal O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e