Apagão Digital

Falha em sistema de Fastly deixa sites fora do ar no mundo todo

Um acontecimento nesta semana mostra que não estamos preparados para ficar sem internet. Um erro fez com que vários sites ficassem fora do ar por um período de uma hora no mundo. Entre eles veículos de comunicação, como a CNN, The New York Times, Financial Times, além da Amazon, Spotify e Reddit sofreram com a falha. O erro teve origem em um erro de configuração do serviço Fastly, que é um provedor de serviços de computação em nuvem baseado nos Estados Unidos.

Fato que chega com uma reflexão sobre como estamos dependentes da internet. Uma hora parece pouco aos olhos de muitas pessoas, mas ficar sem internet por uma hora parece uma eternidade, faz toda diferença em um mundo cada vez mais globalizado e tão dependente do mundo digital para funcionar corretamente, principalmente porque estamos em uma pandemia. Algumas vezes ocorrem falhas de energia elétrica, mas essas falhas não são tão sentidas como foi a falha da internet nesta semana. Será que estamos preparados para viver sem internet, já que estamos completamente dependentes desse meio cada vez mais necessário no nosso dia a dia? Estamos preparados para ficar sem internet como ficamos sem energia elétrica algumas horas? Será que um apagão digital, como o que houve de energia no Amapá nos causaria danos? Acredito que só de pensar já ficamos preocupados.

Eis uma questão que nos surgiu, e até então não tínhamos pensado. Será que corremos riscos de no futuro ficar sem internet por longos períodos? Será que há grande utilização de internet no mundo pode vir a gerar a escassez na internet para as pessoas mundialmente? São algumas das questões que muitas vezes não paramos para analisar, até porque não tínhamos essa necessidade. A internet antes não se tratava do universo superpovoado que temos no cenário mundial. Entretanto, com a pandemia, muitas pessoas em home office e a grande necessidade de utilização, perceberam que é um produto de extrema necessidade para o nosso dia a dia.

Espero que no futuro a internet não traga dificuldades difíceis de enfrentar, como a escassez devido a quantidade de usuários. Precisamos transitar em um terreno seguro, afinal, muitos de nossos dados estão armazenados na grande rede mundial. Uma pane geral afetaria todo o mundo de forma significativa e prejudicial. Que a grande rede traga uma capacidade de ampliação em sua capacidade.

Por

cristiane.lopes@oestadorj.com.br

* Jornalista e especialista em Gestão Cultural. Amante da cultura e das artes.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e