Algumas dicas para conseguir uma renda extra

Em tempos de instabilidade econômica como estamos passando, cada vez mais tem se mostrado necessário e importante o empreendedorismo e a busca por uma renda extra

Se você sempre sonhou em empreender ou gostaria de complementar a sua renda mensal quem sabe essa é a hora de começar. Para isso vou te deixar três dicas para que você comece o seu negócio de sucesso:

Mãos a Obra

1° dica: escolha algo que as pessoas precisem

Muitas vezes queremos começar um negócio, mas não sabemos por onde, ou o que podemos fazer para ganhar dinheiro. E a verdade é que existe uma infinidade de produtos que podemos produzir em casa, ou serviços que podemos prestar, das quais as pessoas precisam.

Estes podem variar desde coisas mais corriqueiras e simples, como a fabricação de doces e artesanatos, até produtos mais complexos, como a venda de cursos online ou a fabricação de um produto inovador.

Se você é uma dessas pessoas criativas e que tem mais tempo e disposição para elaborar algo inovador, a minha sugestão é que você exercite a sua capacidade de observação por algumas semanas, e comece a identificar quais são os problemas das pessoas ao seu redor, uma boa ideia é fazer uma lista com essas necessidades e verificar aquelas que são as mais recorrentes.

2° dica: seja criativo

Se você já escolheu o que vai fazer, não deixe de ser criativo, venda produtos que tenham o seu toque especial, ou crie formas diferente para fazer a mesma coisa.

Aproveite também para reunir a família no seu negócio, muitas vezes este pretexto pode gerar bons momentos com aqueles que amamos.

Todavia se você está pensando em fazer algo diferente e já anotou os principais problemas das pessoas ao seu redor, procure entender qual seria a melhor forma de resolvê-los, e como isso pode se tornar um negócio.

Procure também pessoas que já estão oferecendo produtos que resolvem o mesmo problema que você escolheu. Apesar de serem seus concorrentes, eles podem te ensinar coisas importantes, pois estão neste mercado a mais tempo. A internet é um bom lugar para esta pesquisa.

3° dica: comece pequeno

Um erro recorrente entre os novos empreendedores é achar que o negócio só vai funcionar se tiver os melhores equipamentos, ou então um bom estoque, e a verdade é que os negócios que tem mais chance de sobreviver são aqueles que começam pequeno, ou seja, com pouco investimento.

No início, por se tratar de algo novo, é natural errarmos mais. Sendo assim se começamos pequeno, os erros impactam menos nas finanças, porém, se decidirmos começar um negócio investindo muito dinheiro, qualquer erro que ocorrer pode comprometer as suas finanças e o empreendimento.

Outra dica é não começar um negócio com dívida, pois se este der errado, você, além de arcar com o prejuízo, terá que pagar os juros.

Dica bônus: não desista

Como comentado na dica anterior, erros são comuns no início. E há muitas coisas que acabamos tendo que aprender errando. Por isso, não desista, tente pensar que cada erro é uma oportunidade para aprender, e que se tudo der errado, o conhecimento adquirido nunca será perdido.

Empreender é uma jornada, muitos profissionais de sucesso tiveram que falir algumas vezes para encontrar algo que lhes dessem bons retornos. Por isso não desista, o sucesso pode estar na sua próxima tentativa.

Gosto de pensar que não há empreendimento que deu errado, pois se não ganharmos dinheiro, ganharemos experiência e conhecimento. Mas claro, o melhor é quando as duas coisas acontecem.

Forte abraço! Eu Acredito em Você!

Por

leny.espinola@oestadorj.com.br

* Radialista, Fotógrafa e Palestrante Motivacional.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e