Alckmin é oficializado como vice na chapa de Lula

Essa será a terceira disputa presidencial do ex-tucano — a primeira como candidato a vice

O PSB oficializou, nesta sexta-feira (29), o ex-governador Geraldo Alckmin como candidato a vice-presidente na chapa encabeçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O evento, que ocorreu em um hotel na Asa Sul de Brasília, contou com a presença de ambos candidatos.

Há 16 anos, Lula e Alckmin rivalizaram no segundo turno das eleições presidenciais de 2006. Essa será a terceira disputa presidencial do ex-tucano — a primeira como candidato a vice. Em 2018, ele ficou na quarta colocação no primeiro turno. Já Lula disputará seu sexto pleito. Ele foi eleito em 2002 e 2006.

Alckmin dedicou grande parte do seu discurso a críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele sugeriu que o atual chefe do Executivo deveria ser punido pelos ataques ao sistema eleitoral. “Quem alega fraude tem que provar. E quem não prova tem que ser punido pela farsa de acusar. Não vamos cair no jogo da mentira”, disse o ex-governador.

Já Lula citou a aliança improvável dele com Alckmin. “Hoje nós temos uma novidade que ninguém imaginava que pudesse acontecer há seis meses atrás, que é o companheiro Alckmin filiado ao PSB e candidato a vice-presidente da república”, disse o petista. “Estamos fazendo a mais importante aliança já feita entre todas as alianças de esquerda desse país e os partidos democráticos desse país”, destacou.

A aproximação dos antigos adversários foi anunciada ainda no ano passado, em um jantar promovido pelo grupo de advogados Prerrogativas, em São Paulo. Alckmin acompanhou Lula em grande parte da pré-campanha e, segundo o petista, o ex-governador “não será um vice decorativo”.

Após 33 anos de PSDB, partido o qual foi um dos criadores, o ex-governador fará a sua primeira eleição pelo PSB. Ele deixou os tucanos após se sentir desprestigiado por parte do partido.

Por

contato@oestadorj.com.br

Webjornal Oerj - O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e