Adeus ano velho, feliz 2022

Estou me recusando a envelhecer num ano em que praticamente não fizemos nada. E o pior, as perspectivas para 2021, que começou agora, não são boas

Esta semana, comentando a atual situação em que vivemos, brinquei com um amigo que não irei comemorar o meu aniversário, em março. Tão pouco aumentarei a minha idade.

O cancelamento do Carnaval já é um presságio disso. O que antes havia sido adiado para julho, agora só em 2022. Quando eu era adolescente e comecei a me apaixonar pelo samba e o Carnaval, eu costumava pensar que quanto tempo eu vivesse, eu teria presenciado carnavais. Se vivesse 100 anos, teria passado por 100 carnavais.

Mas, definitivamente, essa minha conta de quem começava a vida, foi por água abaixo. Se eu viver 100 anos, só terei passado por 99 carnavais. Isso se outra catástrofe dessa não acometer novamente a humanidade.
Nem nos períodos de guerras mundiais ousaram cancelar o Carnaval. Em 1912, quando o Barão do Rio Branco morreu, o governo decretou luto e adiou os festejos momescos para o início de abril.

Mas o povo, no seu mais autêntico espírito galhofeiro, desobedeceu a ordem e comemorou duas vezes. Na data original, em fevereiro, e depois na data oficial, em abril. E ainda cantou uma marchinha, que ficou famosa e fazia alusão ao presidente da República, o Marechal Hermes da Fonseca: “Com a morte do Barão/ tivemos dois carnavá / ai que bom, ai que gostoso / se morresse o marechá”.

Enfim, o que não conseguiu o histórico e respeitado chanceler, fundamental para a história do Brasil, que consolidou as nossas fronteiras, deu nome ao Instituto que forma embaixadores e estampou várias cédulas de nossa moeda; um vírus invisível agora consegue.

O jeito é esperar, torcer para as autoridades se entenderem e que pelo menos até dezembro toda a população possa estar vacinada. Este ano sem Carnaval já começou velho. Que venha um feliz 2022. Se possível, com a volta do Rei Momo.

Por

amilton.cordeiro@oestadorj.com.br

Jornalista, pesquisador de samba e compositor.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e