A ascensão do K-pop

Música coreana que revolucionou a indústria musical e tem ganhado força internacionalmente


O K-pop (abreviação que designa a música popular sul-coreana) é um gênero musical que tem ultrapassado as barreiras do Oriente e se difundiu pelo Ocidente, fazendo uma legião de fãs ao redor do mundo.

Com características distintas das músicas ocidentais, o K-pop tem ganhado força entre pessoas de variadas idades e nacionalidades. Os principais destaques do gênero são a mescla de ritmos, coreografia marcante e a estética dos vídeos musicais. Uma única música pode conter até três sonoridades diferentes, sendo o Hip-Hop, R&B e EDM (combinação de diversas vertentes da música eletrônica) um dos principais gêneros utilizados na composição da música popular coreana. A coreografia é um aspecto padronizado no K-pop, ou seja, geralmente está presente em todas as faixas principais, sempre realizada com sincronia e movimentos memoráveis. 

As cores vibrantes nos vídeos musicais são a identidade visual do gênero. As roupas e penteados dos artistas também se torna viral entre os fãs, popularizando a moda coreana e tornando-a marcante. Em geral, é possível que um fã de K-pop reconheça outro apenas pelas roupas que estão usando.

Embora todos os integrantes cantem e dancem, a estrutura de um grupo coreano é composta por vocalistas, dançarinos principais e rappers. Antes de serem lançados na indústria musical, os cantores passam por anos de treinamento através de empresas de música que são, atualmente, uma das maiores fontes de renda na economia sul-coreana. Não há muito espaço para artistas independentes na Coreia do Sul e ingressar em uma dessas empresas é a forma mais efetiva de iniciar uma carreira na música, cinema e/ou TV. 

Da Coreia do Sul para o mundo 

Embora o PSY tenha sido, provavelmente, o primeiro contato de muitas pessoas com a música sul-coreana, a primeira e maior referência para o que hoje é conhecido como K-pop surgiu com o grupo Seo Taiji and Boys, em 1992, quando fizeram a primeira aparição na televisão, trazendo uma mistura inovadora de Rap e Funk, com elementos orientais e ocidentais, e coreografias enérgicas inspiradas por movimentos de Hip-Hop. 

Seo Taiji and Boys causaram uma revolução no cenário musical coreano, propagando um novo gênero musical e alterando padrões de moda com o uso de calças rasgadas e brincos, que era considerado inadequado e gerou censura nos canais de TV. Hoje em dia é normal (e esperado) que os cantores coreanos usem brincos, esmalte, maquiagem e tinturas extravagantes no cabelo, mas tal aceitação foi possível graças aos primeiros atos do trio Seo Taiji and Boys, os precursores do K-pop. 

Após o sucesso deles, surgiram empresas dedicadas a captar novos talentos que resultariam em grupos de grande sucesso internacional como Super Junior, TVXQ, EXO, Girls Generation, 2NE1, Wonder Girls e Bigbang. Com a exportação da música coreana, eles ganharam reconhecimento na Europa e América, recebendo prêmios como “Melhor Artista Global” e “Melhor Artista Ásia Pacífico” pela MTV Europe Music Awards (EMA).  

TVXQ foi registrado no The Guinness World Record Book em 2008 por serem os artistas com o maior fã-clube oficial no mundo que, na época, continha 800.000 membros oficiais. Em 2009, foram listados novamente no livro como o grupo mais fotografado do mundo, com mais de 500 milhões de fotos tiradas deles. O grupo EXO quebrou seu próprio record de vendas, tendo esgotado 66,000 ingressos para sua mais recente turnê, The ElyXion (2017), em 0.2 segundos. 

A inovação de conceitos e de musicalidade do K-pop trouxe popularidade ao gênero, fazendo com que cresça cada vez mais e alcance diferentes públicos a partir da mescla de ritmos, tornando-o compatível com todos os gostos possíveis. 

“As cores que eles trazem, os ritmos diferentes em cada música de um mesmo grupo, o entretenimento é perfeito, é algo que cativa.” diz Jason Pires, 18, que conheceu e se tornou fã de K-pop em 2018.  

Por

Webjornal O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e