7 motivos para escolher a Bahia para passar as férias

Praias, gastronomia e festas são alguns atrativos do belo estado brasileiro

As praias da Bahia são um dos principais destinos procurados pelos turistas em épocas de férias e de calor. Com uma beleza que salta aos olhos e um mar refrescante, o cenário paradisíaco é um dos mais desejados na hora de procurar um lugar para relaxar e se divertir.

São inúmeros os passeios que se pode fazer no estado. De cidades históricas até visitar locais com uma natureza exuberante, a Bahia tem muitas maravilhas para serem descobertas pelos visitantes. Saiba mais neste texto.

O que conhecer na Bahia

Cidades, cultura, paisagens e pessoas: esses são alguns dos motivos que fazem da Bahia um lugar especial. Conheça alguns deles abaixo.

Terra do calor

Mesmo no inverno, a Bahia ainda é um estado de temperaturas altas, ideal para quem não curte o frio e procura um clima mais quente. A média de temperatura do estado é de 27,8ºC, com os meses de fevereiro, março e abril sendo marcados pelas chuvas. No segundo semestre, a característica é o clima quente e seco.

Chapada Diamantina

Um dos principais lugares visados pelo ecoturismo no país, a Chapada Diamantina é a viagem ideal para os que querem entrar em contato com a natureza. Com uma área de 70 mil km², ela é a casa de algumas das cachoeiras mais altas do país, como a da Fumaça, que tem quase 400 m de altura.

As atrações naturais da localidade são bem diversificadas. São cavernas, grutas, montanhas e desfiladeiros que podem ser explorados. Os sítios arqueológicos da região também atraem os turistas, assim como os poços que possuem águas cristalinas. Um passeio exuberante e de encher os olhos.

Gastronomia

Passear pela Bahia é mais do que conhecer lugares bonitos, aproveitar a natureza ou desfrutar de belas praias. É, também, aproveitar-se de uma rica gastronomia, repleta de cores e sabores diversos. São receitas antigas, originárias de tribos indígenas, dos escravizados africanos e da cozinha portuguesa, que se misturaram em resultados únicos.

São comidas típicas como o caruru, abará, mariscadas e moquecas, além do tradicional e nacionalmente famoso acarajé. Pratos que podem ficar ainda mais saborosos com o molho de dendê para coroar o prato. Tudo isso podendo ser acompanhado por uma caipirinha ou uma refrescante água de coco.

Festas

A Bahia é uma terra que abriga festividades durante todo o ano. A primeira que vem à mente é, sem dúvidas, o carnaval baiano, sobretudo o de Salvador, o mais popular do mundo. Anualmente, milhões de pessoas tomam as ruas durante os dias de festança para seguir os trios elétricos e dançar e se divertir ao som de muito axé.

Mas não é apenas isso. Existem ainda celebrações aos santos padroeiros católicos, como as festas juninas comemoradas no mês de junho. Além de manifestações folclóricas e de religiões não-cristãs, como o Candomblé. Festas populares que envolvem crença e danças de variados tipos, como o samba de roda, capoeira e o maculelê.

Cidades históricas

Para quem quer fazer passeios culturais e conhecer mais sobre a cultura e a história da região, algumas cidades são bem atrativas nesse quesito. Uma delas é a capital Salvador, primeira sede da administração colonial portuguesa no Brasil e uma das cidades mais antigas do país.

Um dos locais que melhor exprime essa historicidade é o Pelourinho, que faz parte do Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Lá, o visitante pode conhecer monumentos antigos e observar a arquitetura colonial dos edifícios.

A cidade de Porto Seguro, no sul do estado, é outra que oferece um passeio semelhante. A cidade é Patrimônio Natural a Humanidade e tem como principal ponto turístico o Marco do Descobrimento. Isso sem contar com as praias, recifes de corais, falésias coloridas e os quilômetros de Mata Atlântica que cercam a região.

Praias exuberantes

O Nordeste é referência quando o assunto é beleza natural das praias, e na Bahia, não é diferente. Existem inúmeros locais no estado que o visitante pode conhecer. Além das citadas Salvador e Porto Seguro, os turistas podem explorar as piscinas naturais da Praia do Espelho, em Trancoso, na região sul do estado.

A Ilha de Boipeba, ainda não muito conhecida pelos turistas, é o principal atrativo. Além das belas paisagens, tem um clima mais tranquilo, longe da barulheira de carros e outros sons. A cidade de Itacaré é outro destino bem procurado, com praias sem construções, visual paradisíaco e boa hospedagem.

O povo baiano

E nenhuma dessas qualidades acima seriam tão prazerosas de serem exploradas se não fosse pelo ingrediente principal: o povo baiano. Fruto da mistura entre índios, africanos e europeus, a população da Bahia é diversa e multifacetada, o que criou uma sociedade culturalmente rica, além de acolhedora, simpática e festeira.

Por

contato@oestadorj.com.br

Webjornal Oerj - O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e