?Já passei dos 50, não quero mais sonhar!

“Não quero mais ficar planejando nada, se não conquistei até agora, não é para ser. Agora vou deixar a vida acontecer, minha idade chegou. ”

Lucilene Fernandes

Muitas mulheres e homens, quando passam de uma certa idade, não querem mais sonhar, não querem mais planejar seus objetivos e desistem de fazer certas coisas, como estudar e se atualizar diante de tudo na vida. Elas entregam para o destino o fator de ainda não terem conquistado o tão almejado desejo, e desistem de ir à luta por conta da idade.

Isso está errado.

No final desta última semana estava em um evento trabalhando, e conversando com uma amiga (c) e ela disse estar muito triste por ver o quanto lutou, trabalhou e nada chegou de fato em sua vida, principalmente bens materiais. E complementou dizendo que está com 53 anos e não tem mais esperança de conquistar nada, e que vai deixar a vida “rolar”. Se mostrou muito amargurada, angustiada e fria. E como ela, existem muitas outras pessoas no mesmo embalo com o mesmo pensamento.

Mas, entenda isso:

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro atualmente é de 75 anos, um dado que mostra como os “cinquentões” ainda pode ter muitos motivos para traçar novas metas e realizar sonhos. Nesta fase da vida, geralmente os filhos já estão crescidos, a vida profissional está consolidada e, justamente por conta de todos os erros e tropeços cometidos, as experiências permitem que os fracassos sejam transformados em novas atitudes.

Chegar aos 50 e passar dela é uma honra

Recomeçar é sempre uma tarefa que traz aprendizado e evolução pessoal, mas exige capacidade de aceitação. Isso porque é preciso realizar mudanças internas para ir em busca do que realmente traz realização e felicidade para sua vida. O ser humano está em constante movimento, e saber a hora de virar a chave é essencial para evitar que um estado de tristeza ou depressão se instale. Lembre-se: ao fazer sempre as mesmas coisas, fica impossível obter resultados diferentes. Não tente evitar os riscos, tenha em mente que até mesmo os fracassos são importantes para o amadurecimento que fez você se tornar a pessoa que é hoje.

Dicas de Inteligência Emocional para transformar erros em atitudes positivas na sua tão linda idade:

Avalie sua trajetória

Olhe para o seu passado e avalie suas experiências, analisando racionalmente fracassos e vitórias. Revise suas ações e reflita sobre o que poderia ter sido diferente, o que faltou planejar e quais foram os excessos e ausências.

Não ignore seus fracassos

Em vez de fugir de seus momentos de fracasso, olhe para eles com carinho: toda experiência, seja positiva ou negativa, traz aprendizado e pode funcionar como uma mola propulsora que faz o indivíduo mudar e evoluir.

Trace novas rotas

Planeje novos caminhos e visualize novas formas de percorrê-los. Construa uma estrada diferente em sua vida e tenha paciência para percorrê-la até o fim.

Confie

Evite deixar que os erros e as experiências negativas tragam sensação de derrota. Em vez disso, mantenha-se positivo e relembre os momentos em que você alcançou sucesso. Faça o possível para trazer consciência para sua competência e potencial.

Descubra o que traz motivação

Saber o que te mantém motivado é fundamental para explorar meios e conseguir ter fôlego para percorrer o caminho que te levará a alcançar o sucesso em qualquer área da vida. Os principais motivadores das pessoas são: segurança, aprendizado, amizades, disciplina, reconhecimento, recompensa financeira e liberdade.

Você existe pelos seus sonhos, invista em você

Esteja preparado

Esteja sempre estudando, atualizando seus conhecimentos e adquirindo novas bagagens. Além disso, não deixe de cuidar de sua saúde: faça exercícios físicos, alimente-se adequadamente e invista em uma rotina saudável. Estar bem com você mesmo é fundamental para estar preparado para abraçar as oportunidades, em qualquer etapa da vida.

Assuma a sua idade com leveza

Você chegou aos 50, passou dos 50?

Muitos queriam ter chegado até esta fase e não tiveram esta oportunidade. Foram levados à cova bem antes!

Então assuma com alegria sua idade e lembre-se: você ainda está no jogo!

Encare de frente os fatos

Se ainda não conquistou o seu sonho, lembre-se de que você ainda continua na vida por ele, mas também se ele não vier, fique feliz do mesmo modo, pois você nunca parou e nunca desistiu, e nos intervalos deste jogo (vida) conquistastes tantas outras coisas que edificaram seus dias e te mantém de pé.

Invista em você mais do que nunca

Procure cuidar ainda mais de você, cuide ainda mais da sua da sua saúde com boa alimentação e atividades físicas, compre ou tente adaptar suas roupas, cuide dos seus cabelos, da sua pele, da sua mente, do seu sorriso, e por aí vai… E se a grana estiver curta, vá elaborando como se cuidar em casa, somos pessoas criativas demais!

Mude alguns hábitos

Se você leva as situações com muita seriedade, se permita relaxar!

Sorria mais, faça vista grossa para certas circunstâncias e seja mais suave ao falar, se critique menos e se observe mais. Olhar para dentro de nós faz toda diferença.

A idade jamais poderá determinar o limite dos seus sonhos. Não deixe que a frustração te alcance, não deixe que sua mente envelheça ao ponto de acabar com você em vida. Preste atenção nos fatos. Você ainda tem muito o que conquistar. Enquanto houver o fôlego da vida, haverá esperança de grandes realizações.

Eu acredito em você!

Por

leny.espinola@oestadorj.com.br

* Radialista, Fotógrafa e Palestrante Motivacional.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e